Pausânias (geógrafo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Pausânias (c. 115 - 180 d.C.) foi um geógrafo e viajante grego, autor da Descrição da Grécia, obra que presta um importante contributo para o conhecimento da Grécia Antiga, graças às suas descrições de localidades da Grécia central e do Peloponeso.

Não se sabe de onde era originário. Julga-se que Pausânias nasceu numa cidade perto do Monte Sipilo, na Lídia (território actualmente pertencente à Turquia). Antes de visitar a Grécia, Pausânias viajou pela Ásia Menor, Síria, Palestina, Macedónia e por partes da Península Itálica.

Descrição da Grécia[editar | editar código-fonte]

A Descrição da Grécia (Periegesis Hellados), também conhecida em português como Viagem à Roda da Grécia ou Itinerário da Grécia é composta por dez livros. A obra teria sido escrita entre 160 e 176 d.C.,[Nota 1] sendo dirigida ao público amante da Grécia Antiga. O conteúdo da obra baseia-se em observações próprias do autor e na recolha de informações presentes em outros autores.

Conteúdo da obra[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Tradução em inglês, site www.theoi.com[editar | editar código-fonte]

No site Theoi há uma tradução para o inglês. Cada livro foi dividido em unidades menores:

...

Notas e referências

Notas

  1. O livro menciona a sucessão de Antonino Pio por Marco Aurélio (o segundo Antonino) em 161 d.C. (8.43.6), mas não a sucessão de Marco Aurélio em 180

Referências