Pineville (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pineville
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Pinhais
Características geográficas
População total 4,265[1] hab.

Pineville (ou mesmo Bairro do Pigg), é o quarto menor bairro pertencente ao Município de Pinhais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. Seu nome descende do inglês no qual significa Vila dos Pinheiros (árvores simbólicas no município e no estado).

Características geográficas[editar | editar código-fonte]

O Bairro Pineville está localizado na região oeste (parcialmente central) do Município de Pinhais, considerado o quarto menor bairro do município, perdendo apenas para os bairros Alto Tarumã, Cláudia e Estância Pinhais[2]. O Bairro Pineville é constituído por um total de quatro vilas: Esplanada, Palmital, Pineville e Vale da Boa Esperança, integrando um único bairro para facilitar a localização. A vila Palmital era separada da Vila Esplanada através da PR-415; a Vila Esplanada separava-se da Vila Vale da Boa Esperança através da Rua Salgado Filho[3]; e a Vila Vale da Boa Esperança delimitava-se com a Vila Pineville através da Rua Genoveva Forlepa Kopka (rua que dava início a uma série de condomínios). À norte, o Bairro Pineville delimita-se com o bairro Alto Tarumã; à sul com o Vargem Grande, através da Avenida Ayrton Senna da Silva; à oeste com os bairros Centro e Emiliano Perneta através da Avenida Jacob Macanhan; enfim à leste, através do Rio Palmital com o bairro Amélia[4].

Quanto a sua localização geográfica específico, o Bairro Pineville situa-se em um terreno praticamente plano, onde as suaves inclinações oscilam de 880 à 900 metros de altura[5].

O gênero vegetativo no bairro abrange os populares Pinheiros-do-Paraná, que são símbolo em todo o município e no estado paranaense. Na região do Bairro Pineville está concentrado um grande nível de Eucaliptos, que já foram (não oficialmente) marco para a delimitação das antigas vilas Esplanada e Vale da Boa Esperança[3], atualmente integradas ao bairro Pineville, como foi dito. Infelizmente esta região foi despacho de lixo dos moradores, mas atualmente esta floresta de eucaliptos está sendo aterrada e passando por processos de limpeza[6] por motivos ainda desconhecidos, segundo rumores, para construção de casas.

O Rio Palmital, que delimita o Bairro Pineville do Bairro Amélia[5][4], está atualmente apresentando problemas como alto nível de insalubridade em meio à muita poluição. Outro fator problemático é a instalação de casas nas margens do rio, no lado do Bairro Pineville.

Demografia e economia[editar | editar código-fonte]

Devido à proximidade de Curitiba, o Município de Pinhais possui uma população superior a 100.000 pessoas. No Pineville, a população chega a 4 265 pessoas[1], um número razoável para a sua dimensão territorial.

O Bairro Pineville, localizado ao lado do Centro Pinhaiense, tornou-se um grande atrativo para empresas e comércios, distribuídos em grande quantidade pelo bairro, majoritariamente, concentrados na PR-415, também conhecida como Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel.

Órgãos Públicos[editar | editar código-fonte]

  • Amyntas de Barros, Colégio Estadual – Ensino Fundamental e Médio;
  • José Brunetti Gugelmin, Escola Municipal – Educação Infantil e Ensino Fundamental;
  • Vó Margarida, Creche Municipal de Ensino Infantil;

Referências e notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b [1]: Estimativa de cães e gatos em Pinhais revela também o número de habitantes em cada bairro.
  2. Veja mais em [2][ligação inativa].
  3. a b Além da Rua Salgado Filho, outra medida tomada pelos moradores para delimitar as regiões Vila Esplanada e Vale da Boa Esperança era usar a Floresta de Eucaliptos como divisa. Esta floresta está presente no Bairro Pineville até os dias de hoje. Veja [3]
  4. a b Guia de Ruas do Município de Pinhais[ligação inativa]: Documento fornecido pela Prefeitura Municipal que visa divulgar as ruas e bairros de Pinhais.
  5. a b Atlas Geográfico do Município de Pinhais[ligação inativa]: Atlas com informações sobre o relevo, hidrografia, altitude, localização, história, etc., sobre o Município de Pinhais.
  6. [4]