Plectro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Palheta.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Plectros de guitarra
Palhetas fabricadas em poliacetal.

Plectro, também conhecido como palheta, é um pequeno objeto utilizado para friccionar as cordas de cordofones.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Existem diversos formatos, durezas e espessuras e materiais utilizados na fabricação de uma palheta.

Em relação à guitarra, dependendo de sua espessura, a palheta é usada diferentemente; sendo as mais espessas destinadas à guitarra elétrica e seus timbres mais abrangentes (cerca 1 mm em diante) e as menos espessas (geralmente entre 0.4 e 1 mm) usadas em guitarra acústica em substituição ao toque com as unhas ou dedos.

Palhetas com menos de 1 mm são usadas para instrumentos de som acústico, ou para tocadores de notas bases valorizando o som natural do instrumento como violão, viola, craviola.

Para tocadores de solo, onde se utiliza velocidade nas palhetadas, é aconselhável que use palhetas entre 1 mm e 3 mm de espessura, de preferência pontiagudas, para que não se "atrapalhe" em palhetadas alternadas e facilite o rendimento na velocidade ou na pratica.

Usado bastante em instrumentos de tom mais grave, a palheta de 3 mm é recomendada para instrumentos onde a "corda é muito pesada para ser tocada", esta palheta ajuda a aumentar a força da vibração da corda, ajudando no toque do instrumento, usado em instrumentos como contrabaixo, baixo.

Em músicas como som de baixos, usa-se as palhetas de 1mm, como blues, sertanejos, alguns tipos de rock, para a batida de todas as cordas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.