Portal:Aviação/Artigo em Destaque/Arquivo/Garnet Malley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Líder de esquadrão Malley, cerca de 1930

Garnet Francis Malley MC AFC (Mosman, 2 de novembro de 1892Vanua Balavu, 20 de maio de 1961) foi um aviador e ás da aviação australiano da Primeira Guerra Mundial, na qual obteve seis vitórias aéreas. Ele foi conselheiro de aviação do governo de Chiang Kai-shek na China durante a década de 1930 e oficial de inteligência na Segunda Guerra Mundial.

Nascido em Sydney, Malley prestou serviço pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial como militar de artilharia da Primeira Força Imperial Australiana; em 1917 foi transferido para o Corpo Aéreo Australiano e, no ano seguinte, já pilotava aviões Sopwith Camel no Esquadrão N.º 4 da Frente Ocidental. Malley foi condecorado com a Cruz Militar pelas suas acções em combate, e o seu trabalho subsequente como instrutor de voo na Inglaterra valeu-lhe uma Cruz da Força Aérea.

Após um período na vida civil depois da guerra, Malley ingressou na Real Força Aérea Australiana (RAAF) em 1925, servindo no Esquadrão N.º 3. Em 1931 tornou-se conselheiro de aviação na China e trabalhou em estreita colaboração com a Madame Chiang Kai-shek, Soong Mei-ling, a partir de 1937. Malley foi capaz de observar as tácticas aéreas na Segunda Guerra Sino-Japonesa em primeira mão, embora os seus relatórios tenham recebido pouco atenção na Austrália.

Regressando a casa em 1940, serviu em funções de inteligência na RAAF e mais tarde no governo da Commonwealth. Após a guerra, ele comprou uma plantação em Fiji, onde faleceu em 1961.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter