Portal:Aviação/Artigo em Destaque/Arquivo/Thomas White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas White, por volta de 1940

Sir Thomas Walter White, KBE DFC VD (26 de abril de 1888 – 13 de outubro de 1957) foi um político e piloto australiano na Primeira Guerra Mundial. Em 1914, ele tornou-se um dos primeiros aviadores treinados para o Australian Flying Corps (AFC) e, no ano seguinte, ele foi um dos primeiros membros do AFC a entrar em acção quando foi enviado para o Médio Oriente com a Meia Esquadrilha da Mesopotâmia. Depois de realizar várias missões atrás das linhas otomanas ele foi capturado em novembro de 1915, mas escapou em julho de 1918. White foi condecorado com a Cruz de Voo Distinto e foi por duas vezes mencionado em despachos pela sua prestação de serviço na guerra.

White começou a sua carreira parlamentar em 1929, quando foi eleito para a Câmara dos Representantes da Austrália como membro por Balaclava em Victoria. Ele serviu como Ministro do Comércio e Alfândega no governo do Partido da Austrália Unida de Joseph Lyons de 1933 a 1938, mas renunciou ao ministério ao saber que tinha sido excluído do gabinete interno de Lyons. Ele juntou-se à Real Força Aérea Australiana (RAAF) logo após a eclosão da Segunda Guerra Mundial e prestou serviço na Austrália e no Reino Unido. Voltando ao parlamento como membro do recém-formado Partido Liberal em 1945, serviu como Ministro da Aeronáutica e Ministro da Aviação Civil no governo de Robert Menzies de 1949 a 1951. O seu mandato coincidiu com o envio de esquadrões da RAAF para a Guerra da Coreia e para a Emergência Malaia.

Alto Comissário da Austrália no Reino Unido de 1951 a 1956, White foi nomeado cavaleiro em 1952. Ele casou-se com Vera Deakin, uma trabalhadora da Cruz Vermelha e filha do ex-primeiro-ministro australiano Alfred Deakin, em 1920. White sofria de doença pulmonar obstrutiva crónica, e viria a falecer vítima de um ataque cardíaco em outubro de 1957.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter