Portal:Azerbaijão/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada


Anatoliy Andreyevich Banishevskiy (em russo, Анатолий Андреевич Банишевский ou Anatoli Andrey oğlu Banişevski, Baku, 23 de fevereiro de 1946 - Baku, 10 de dezembro de 1997) foi um jogador de futebol azerbaijano. Ele jogou pela Seleção Soviética de Futebol, vencendo 51 partidas e marcando 19 gols pela União Soviética. Banishevskiy jogou pela seleção soviética na Copa do Mundo de Futebol de 1966. Seu clube foi o PFC Neftchi, onde marcou 136 gols no Campeonato Soviético de Futebol. O atacante foi nomeado não-oficialmente de o Jogador Azerbaijano do Ano três vezes - 1966, 1967 e 1978.

Em novembro de 2003, como parte da celebração do Jubileu da UEFA, ele foi selecionado como o Jogador de Ouro do Azerbaijão para a Associação de Federações de Futebol do Azerbaijão como o jogador mais talentoso do país nos últimos 50 anos.




Garry Kasparov (Russo: Га́рри Ки́мович Каспа́ров; pronúncia russa AFI: [ˈɡarʲɪ ˈkʲiməvʲɪtɕ kɐˈsparəf]; Baku, 13 de abril de 1963) nascido Garry Kimovich Weinstein é um Grande Mestre de Xadrez, ex-Campeão Mundial de Xadrez, escritor e ativista político. É considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

Kasparov foi o jogador mais novo a se tornar Campeão Mundial de Xadrez em 1985, quando tinha 22 anos. Manteve o título mundial oficial da Federação Internacional de Xadrez até 1993, quando uma disputa com a FIDE levou-o a criar uma organização rival, a Professional Chess Association. Ele continuou a vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Clássico até ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000. Garry também é largamente conhecido por ser o primeiro campeão mundial de xadrez a perder uma partida para um computador, quando perdeu para o Deep Blue em 1997.