Portal:Dinamarca/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada


Søren Aabye Kierkegaard (Copenhague, 5 de maio de 1813 — Copenhague, 11 de novembro de 1855) foi um filósofo e teólogo dinamarquês.

Kierkegaard criticava fortemente quer o hegelianismo do seu tempo quer o que ele via como as formalidades vazias da Igreja da Dinamarca. Grande parte da sua obra versa sobre as questões de como cada pessoa deve viver, focando sobre a prioridade da realidade humana concreta em relação ao pensamento abstracto, dando ênfase à importância da escolha e compromisso pessoal. A sua obra teológica incide sobre a ética cristã e as instituições da Igreja. A sua obra na vertente psicológica explora as emoções e sentimentos dos indivíduos quando confrontados com as escolhas que a vida oferece.




Margarida II (Copenhague, 16 de abril de 1940) é a Rainha da Dinamarca desde 1972. Era a filha mais velha do rei Frederico IX e sua esposa a princesa Ingrid da Suécia, ascendendo ao trono após a morte de seu pai e se tornando a primeira mulher soberana da Dinamarca desde Margarida I no século XV.

Margarida tornou-se herdeira presuntiva apenas em 1953, quando uma emenda constitucional foi aprovada permitindo que mulheres ascendessem ao trono, já que estava claro que Frederico não teria nenhum filho homem. Ela se casou com Henrique de Laborde de Monpezat em 1967, com quem tem dois filhos: Frederico, Príncipe Herdeiro e Joaquim.





Hans Christian Ørsted (Rudkøbing, 14 de agosto de 1777Copenhaga, 9 de março de 1851) foi um físico e químico dinamarquês.

É conhecido sobretudo por ter descoberto que as correntes eléctricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do Electromagnetismo. As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX. Foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.




Portal:Dinamarca/Biografia selecionada/4