Portal:Goa/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Pangim

Pangim ou Panaji (inglês: Panjim; concani/hindi/marathi: पणजी) é a capital do estado de Goa, na Índia. Está localizada às margens do estuário do rio Mandovi, no distrito de Goa Norte. Sua população estimada é de 65.000 habitantes (100.000 na região metropolitana). Pangim é a terceira maior cidade de Goa, após Vasco da Gama e Margão.

Antes uma pequena vila da aldeia de Taleigão, a cidade foi renomeada em 1843 para Nova Goa, quando se tornou oficialmente a sede administrativa da Índia Portuguesa, em substituição a cidade de Goa (atualmente Velha Goa), embora o vice-rei já morasse lá desde 1 de dezembro de 1759. Antes de se mudar para a cidade, o vice-rei remodelou a fortaleza do Idalcão, transformando-a num palácio.

Pode observar-se ainda a seguinte inscrição sobre uma das portas do palácio:

REGE FIDILISSIMO JOSEFO
PRIMO PRO REGE COMITE AB EGA
SENATUS EX INFORMI
FORMAVIT – 1760

Em dezembro de 1961, Pangim passou a fazer parte da União Indiana, juntamente com o resto de Goa e do Estado Português da Índia. Pangim tornou-se capital de estado, quando Goa foi elevada a estado em maio de 1987. Entre 1961 e 1987, Pangim era a capital do território da União de Goa, Damão e Diu.