Portal:Nova Jérsia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Nova Jersey)
 ver · editar O Portal Nova Jérsia

Nova Jérsia (português europeu) ou Jérsei (português brasileiro), (em inglês: New Jersey), é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região centro-atlântica do país.

Nova Jérsia é o quarto menor estado em área do país, superando apenas Connecticut, Delaware e Rhode Island. Apesar de sua pequena extensão territorial, Nova Jérsia, com seus 8 414 350 habitantes, é o nono estado mais habitado dos Estados Unidos. Com a sua grande população e diminuta área, Nova Jérsia é o estado mais densamente habitado do país. Destaca-se por ser o único estado norte-americano onde a maioria da população, de todos os seus condados, mora maioritariamente em áreas urbanas.

A economia de Nova Jérsia depende primariamente de seu setor de manufatura e da prestação de serviços de transporte. Nova Jérsia é um dos estados mais industrializados do país. Os produtos industrializados fabricados no estado, bem como outros produtos produzidos em estados vizinhos, são exportados através do porto de Nova Jérsia, ao longo dos rios Hudson e Delaware. Este porto é o segundo centro portuário mais movimentado do país, atrás apenas do porto de New Orleans, no estado da Louisiana. Nova Jérsei é também um dos líderes nacionais da produção de produtos químicos.

Leia mais…
 ver · editar Artigo em destaque

Trenton é a capital do estado norte-americano de Nova Jersey e sede do Condado de Mercer. Foi fundada em 1719, e incorporada em 13 de novembro de 1792.

De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 21,1 km², onde 19,8 km² estão cobertos por terra e 1,3 km² por água.

Leia mais…
 ver · editar Imagem em destaque
Imagem do Rio Hudson no inverno
 ver · editar Sabia que
  • … Nova Jérsei limita-se ao norte com Nova Iorque, a leste com Nova Iorque e o oceano Atlântico, ao sul com Delaware (através da baía de Delaware), e a oeste com Delaware e Pensilvânia?
  • … Nova Jérsia é o quarto menor estado em área do país?
  • … a economia de Nova Jérsia depende primariamente de seu setor de manufatura e da prestação de serviços de transporte?
 ver · editar Biografia em destaque

Kirsten Elizabeth Rutnik Gillibrand (Albany, Nova Iorque, 9 de Dezembro de 1966) é uma política estadunidense e membro do partido democrata. No dia 23 de janeiro de 2009 foi indicada pelo governador David Paterson para ocupar a vaga deixada pela senadora Hillary Clinton, quando da sua posse como Secretária de Estado do governo do presidente Barack Obama.

Originalmente conhecida na Câmara por suas posições políticas moderadas e de centro-esquerda, desde a sua nomeação para o Senado, ela foi vista mais como uma progressista. Em ambos os casos, seus pontos de vista foram significativamente definidos pelo círculo eleitoral respectivo do momento (ou seja, um distrito conservador do Congresso, contra todo o estado de Nova Iorque, que é geralmente liberal). Gillibrand é também conhecida por defender com sucesso a revogação "Don't Ask, Don't Tell" e a adoção do James Zadroga 9/11 Health and Compensation Act.

Leia mais..
 ver · editar Como colaborar
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros projetos na WikiMedia