Portal:Palestina/Biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mohammed Yasser Abdel Rahman Abdel Raouf Arafat al-Qudwa al-Husseini (em árabe: محمد ياسر عبد الرحمن عبد الرؤوف عرفات القدوة الحسيني‎; 24 de agosto de 1929 - 11 de novembro de 2004), popularmente conhecido como Yasser Arafat (em árabe: ياسر عرفات) ou por sua cúnia Abu Ammar (em árabe: أبو عمار, 'Abū `Ammār) foi um líder palestino. Ele era presidente da Organização para Libertação da Palestina (OLP), presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), e líder do partido político Fatah e antigo grupo paramilitar, que ele fundou em 1959. Arafat passou grande parte da sua vida lutando contra Israel em nome da autodeterminação palestina. Originalmente contrário à existência de Israel, modificou a sua posição em 1988, quando aceitou a Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Arafat e seu movimento operaram a partir de vários países árabes. No final dos anos 1960 e início de 1970, o Fatah se defrontou com a Jordânia em uma breve guerra civil. Forçado a sair da Jordânia e deslocar-se para o Líbano, Arafat e a Fatah foram alvos principais das invasões desse país Israel entre 1978 e 1982.

Arafat continua sendo uma figura altamente controversa cujo legado tem sido amplamente contestado. Ele foi "reverenciado por muitos árabes", e a maioria dos palestinos, independentemente da ideologia política ou facção, vendo-o como um combatente pela liberdade que simbolizava as suas aspirações nacionais. No entanto, também foi criticado, principalmente por muitos israelenses, que o viam como um responsável de terrorismo por centenas de atentados e mortes. Os críticos acusam Arafat de corrupção em massa, secretamente acumulando uma fortuna pessoal estimada em US $ 1,3 bilhões até 2002, apesar das condições econômicas degradantes dos palestinos.

No final de 2004, depois de efetivamente ser confinado dentro de seu composto em Ramala por mais de dois anos pelo exército israelense, Arafat ficou doente, entrou em coma e morreu em 11 de novembro de 2004, na idade de 75 anos. A causa de sua doença é contestada.

Ler mais ...