Portal:Roménia/Biografia selecionada/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carlos II da Roménia (Sinaia, Roménia, 3 de outubro de 1893 - Estoril, Portugal, 4 de abril de 1953; em romeno Carol al II-lea al României) foi rei da Romênia, filho de Fernando I e Maria de Saxe-Coburgo-Gota.

Carlos (ou Carol em romeno) foi o primeiro monarca romeno nascido na Romênia, já que os três anteriores nasceram no exterior. Depois que o seu tio, o rei Carlos I da Romênia morreu, o sucedeu Fernando I; Carlos encontrava-se com apenas 21 anos como herdeiro do trono. Durante a Primeira Guerra Mundial, contraiu um casamento morganático em segredo na cidade de Odessa, com uma romena chamada Zizi Lambrino, filha de um major do exército, que lhe deu um filho, Paulo Hohenzollern, mas este casamento foi anulado, e em 1921 se casou com Helena da Grécia, filha do rei Constantino I.

Deste casamento nasceu um filho, Miguel I, mas o casamento fracassou, e Carlos II desistiu de seus direitos dinásticos. Em 1930, ele conseguiu apoderar-se do trono. Seu governo, no qual a sua amante Magda Lupescu teve um papel decisivo, era repressivo e corrupto.