Porter (cerveja)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Porter
Exemplar de Porter
Informações
Álcool(ABV) 4 – 5.4%
Cor (SRM) 20-30
Amargor(IBU) 18 – 35
OG 1.040 – 1.052
FG 1.008 – 1.014
Serviço
Temperatura 8-12°C
Copo pint
     tulipa


Porter é uma cerveja escura, fabricada no Reino Unido que tem um agradável sabor amargo e um elevado teor de ácido carbónico.

A Porter existe desde 1700, período no qual foi uma blend (mistura) de três tipos de cerveja: a Old Ale, Pale Ale e Mild Ale. Ela se chamava Entire. No início do século XIX, esse tipo de cerveja foi extinto devido à invenção do malte tostado. As cervejarias mudaram o nome Porter para Stout Porter e depois simplesmente para Stout, que significa cerveja preta. No ano de 1980 as microcervejarias começaram novamente a produzir esta cerveja. O nome Porter foi escolhido para homenagear os trabalhadores portuários, pessoas que bebiam este tipo de cerveja no começo do século. Nos Estados Unidos, é produzida uma Porter mais encorpada que se chama Robust Porter.

Há ainda uma outra variedade do estilo Porter que é a Russian Imperial Porter, ou simplesmente, Imperial Porter. Os ingleses produziam essa cerveja especialmente para a Rússia. Possuía uma porcentagem de álcool muito alta e sofria a adição de bastante lúpulo para resistir à viagem.

A primeira Russian Imperial Stout foi produzida na cidade de Londres (Inglaterra), no início do século XVIII. A história conta que o czar da Rússia visitava Londres e sempre bebia cervejas tipo Ale, das quais adorava e pedia para mandá-las para a corte russa. Os russos apreciavam a cerveja durante o período do inverno. A cerveja estava quase extinta quando, nos anos 1980, a cervejaria Samuel Smiths começou a produzir uma Imperial Stout.

Atualmente, este tipo de cerveja é uma especialidade das cervejarias dos Estados Unidos e pode ter até 12% de álcool.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre cerveja é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.