PostScript

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PostScript é uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores ('display PostScript').

A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.

Foi desenvolvida pela Adobe, tendo como inspiração uma linguagem desenvolvida na Xerox, a InterPress.

A linguagem

PostScript é uma linguagem de programação Turing completa, ou seja, é possível implementar qualquer algoritmo computacional respeitando-se os limites de memória de dados. Tipicamente os programas PostScript não são produzidos por humanos, mas sim por outros programas de computador. É possível, entretanto, produzir gráficos ou cálculos através da programação manual diretamente em PostScript tal como noutras linguagens de programação de computadores. PostScript é uma linguagem interpretada, orientada por pilha de dados, com algumas características semelhantes à linguagem Forth, incorporando um grande dinamismo de tipos de dados, com estrutura desses semelhantes à linguagem Lisp. A linguagem utiliza a sintaxe da notação reversa polonesa, onde o uso de parênteses não é necessário. A programação manual em PostScript exige alguma prática, considerando que o layout da pilha de dados deve ser planejado pelo programador. A maioria dos operadores (que em outras linguagens são chamados de funções) extraem os seus argumentos da pilha de dados e, quando é o caso, devolvem o resultado na pilha. Dados literais (por exemplo números) ocasionam o efeito de colocar uma cópia de si mesmo na pilha de dados. Estruturas de dados complexas podem ser construídas através de arrays e entradas de dicionário.

Aritmética

Ver artigo principal: RPN

Referências

Este artigo foi originalmente baseado em material do Free On-line Dictionary of Computing que é licenciado sob a GFDL.

Ligações externas