Première Ligue de soccer du Québec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Première Ligue de soccer du Québec
PLSQ
Dados gerais
Organização Canadian Soccer Association
Federação Quebequense de Futebol
Edições 11
Local de disputa  Canadá
Número de equipes 12
Sistema Não disponível
Edição atual
editar

A Première Ligue de soccer du Québec (PLSQ), (em português: Primeira Liga de Futebol do Quebeque; abreviação oficial: PLSQ), é uma liga de futebol semiprofissional criada em 2012 e organizada pela Federação Quebequense de Futebol, o terceiro nível da pirâmide do futebol canadense. A Associação Canadense de Futebol concede as organizações provinciais de futebol o direito sancionar suas próprias ligas regionais no nível 3.[1] A divisão masculina está abaixo da Canadian Premier League (CPL) (Divisão I) e igual à League1 Ontario (L1O) (Divisão III). A divisão de mulheres da PLSQ está por trás da National Women's Soccer League (NWSL). O comissário da liga é Kambiz Ebadi.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da Segunda Guerra Mundial, os melhores clubes em Quebec disputavam um campeonato provincial com o seu vencedor enfrentando a melhor equipe de Ontário para o título da "National League". Todos os jogadores não eram amadores; em 1934, por exemplo, 27 profissionais foram identificados em Quebec. A guerra acabou com o desenvolvimento da liga semi-profissional de futebol de Quebec.

A imigração em massa de jogadores de qualidade e líderes ambiciosos nos anos 50 permitiu que o Quebeque tivesse muitas equipas semi-profissionais, e até alguns clubes profissionais   até o início dos anos 1960. Desentendimentos organizacionais e competitivos, incluindo rivalidades insalubres, aliados à desaceleração da imigração, reduziram o número de jovens talentosos locais que substituíram seus antecessores.

A partir de 1986, Quebec teve a liga semi-profissional National Soccer League Quebec (LNSQ). No entanto, naquela época o grupo de jogadores não era grande o suficiente para permitir que o LNSQ para sobreviver ao lado de uma equipe profissional. A chegada do Montreal Supra, com todos os melhores jogadores e um perfil de mídia muito maior, foi fatal para a jovem liga que perdeu seu esplendor.

Em 2011, há 200.000 jogadores, 300 clubes, 25.000 treinadores, 7.000 funcionários e 50.000 voluntários: o futebol é de longe o esporte mais praticado em Quebec e está experimentando uma popularidade incomparável em toda a província.

Desde 2012, o Quebec possui um clube na Major League Soccer (MLS), o Montreal Impact. [2]

Formato[editar | editar código-fonte]

Sete equipes jogam uma temporada de 18 jogos. O vencedor recebe o campeonato da temporada regular. No final do ano, há uma Copa da Liga, onde as seis primeiras equipes participam, separando as equipes em dois grupos de três, com a equipe de ponta em cada grupo chegando à final. A final é jogada em um local neutro.[3]

Cada equipe tem um mínimo de nove jogadores pagos e está sujeita a um teto salarial.[4].

Referências

  1. «League 1 kicks off Ontario soccer season, offering a chance to rise up the ranks». Canadian Press. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  2. Federação Quebequense de Futebol. «La Federation De Soccer Du Quebec». plsq.ca. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  3. «Le Fc Gatineau Et Le Cs Mont-Royal Outremont Joignent Les Rangs De La Première Ligue De Soccer Du Québec. - La Première Ligue De Soccer Du Québec». Premiereliguedesoccerduquebec.ca. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  4. Benoît Rioux. «Une «Première ligue» au Québec». LCN Canoe. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  5. Le FC Lanaudière joue en PLSQ depuis 2012, mais sous d'autres noms (FC L'Assomption et FC L'Assomption-Lanaudière).
  6. «Monteuil en PLSQ-M dès 2019». plsq.ca. Consultado em 9 de agosto de 2019 
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.