Seleção da Cascádia de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cascádia
Alcunhas?  Dougies
Associação Cascadia Association Football Federation
Confederação ConIFA
Treinador James Nichols
Capitão James Riley[1]
Mais participações Charlie Gregory e Max Oldham (7)
Melhor marcador?  Calum Ferguson (5)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção da Cascádia de Futebol é uma equipe oficial de futebol que representa a região da Cascádia dos Estados Unidos e do Canadá e é controlada pela Cascadia Association Football Federation (CAFF). A equipe é composta por jogadores dos estados norte-americanos do Óregon e de Washington e da província canadense da Colúmbia Britânica. A missão declarada da equipe é "... permitir que a Cascádia seja uma entidade cultural distinta, uma biorregião isolada e uma sociedade em crescimento com interesses comuns a serem representados em nível internacional no esporte pelo qual todos nós somos apaixonados".[2] A CAFF é um membro da ConIFA. Não é membro da FIFA ou de qualquer confederação ou subconfederação, pois a região é totalmente parte dos Estados Unidos ou do Canadá. No entanto, a CAFF não se opõe a essas organizações e se considera como uma equipe representativa regional não pertencente à FIFA.

Desta forma e similar à Seleção Catalã de Futebol, os jogadores da Cascádia podem participar em torneios da FIFA e fora da FIFA, já que os "caps" que não são da FIFA não têm relação com o fato de a FIFA ser empatada. Espera-se que a equipe ajude a expor mais jogadores da região à competição internacional, bem como promover uma conexão entre a cultura da Cascádia com outras regiões e povos ao redor do mundo. A equipe participou da Copa do Mundo ConIFA de 2018, e terminou a competição em sexto lugar.

Referências

  1. [1]
  2. «Mission statement from the official site of the Cascadia Association football federation.». cascadiafa.com. Consultado em 26 de agosto de 2013. Arquivado do original em 14 de setembro de 2013 
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.