Seleção do Arquipélago de Chagos de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquipélago de Chagos
Associação Associação de Futebol de Chagos
Confederação CONIFA
WUFA
Treinador Jimmy Ferrar
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção do Arquipélago de Chagos de Futebol representa o Arquipélago de Chagos em algumas partidas de futebol. Como o território é desabitado (exceto a ilha de Diego Garcia, que funciona como uma base militar sob administração dos Estados Unidos), não possui estádio para sediar os jogos. A seleção, criada em 2003, é considerada a representante oficial da diáspora chagosiana.

O primeiro jogo internacional foi contra a Récia (antiga província romana que compreende, atualmente, partes de Áustria, Alemanha, Liechtenstein, Suíça e Itália), em dezembro de 2011. A partida, realizada em Crawley, na Inglaterra, terminou em 6 a 1 para os chagosianos - é, ainda, o resultado mais expressivo já conquistado pelo arquipélago. Um segundo jogo foi organizado, desta vez com os ilhéus jogando como "visitantes", enfrentando o principado de Sealand, que perdeu por 3 a 1.[1] Em fevereiro de 2013, a Associação de Futebol de Chagos foi criada.

Seu maior revés foi contra Ellan Vannin, em agosto de 2017; em um jogo realizado em Douglas, na Ilha de Man, os ilhéus perderam por 14 a 0.

Desde então, Chagos participou de 11 jogos, com 2 vitórias e 9 derrotas.

Links[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Geary, Patrick (7 de maio de 2012). «Ralf Little gets an international cap for Sealand». BBC Sport. BBC. Consultado em 13 de abril de 2016 
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.