Primeira embaixada do Japão na Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Membros da primeira embaixada do Japão na Europa, em 1862, em volta de Shibata Sadataro, líder da missão (sentado).
Membros superiores da embaixada.
Membros da embaixada em Utrecht. O segundo é Fukuzawa Yukichi, da esquerda.

A Primeira embaixada do Japão na Europa (Japonês: 第1回遣欧使節, também開市開港延期交渉使節団) foi enviada à Europa pelo xogunato Tokugawa em 1862. O líder da missão foi Takenouchi Yasunori, governador da província de Shimotsuke (atual prefeitura de Tochigi). O chefe do quadro pessoal da missão era Shibata Sadataro. Fukuzawa Yukichi foi um dos membros da missão, atuando como um dos dois tradutores. A missão totalizava 40 homens.

Itinerário[editar | editar código-fonte]

A missão foi enviada para aprender sobre a civilização ocidental, ratificar tratados e adiar a abertura das cidades e portos ao comércio externo. Negociações foram feitas na França, Reino Unido, Países Baixos, Prússia e finalmente na Rússia. Durou quase um ano inteiro.

Os membros da missão foram extensivamente fotografados por Félix Nadar.

Em Londres, a missão visitou a Exposição Internacional de 1862. Cinco anos depois, o Japão participaria formalmente da Exposição Universal de 1867 em Paris.

A missão foi concluída pelo Protocolo de Londres, assinado em 6 de junho de 1862, que reconheceu que o Japão precisaria de tempo para "superar a oposição agora existente" (referindo-se aos sentimentos xenofóbicos da população e da corte imperial), e aceitou adiar a abertura de Osaka, Hyogo, Edo e Niigata por cinco anos, para 1 de janeiro de 1868.1

Apesar de desconhecido pelos oficiais japoneses na época, Hasekura Tsunenaga os precedeu em mais de 200 anos como primeiro emissário japonês na Europa.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. French Policy in Japan por Medzini, p.35-37

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Shin Jinbutsu Ōrai-sha, eds.: Ikokujin no Mita Bakumatsu–Meiji Japan, Aizō-ban (異国人の見た幕末・明治JAPAN 愛蔵版: Bakumatsu and Meiji Japan in the Eyes of Foreigners, Enthusiasts’ Edition). Tokyo, 2005. ISBN 4404032528 (ISBN ), ISBN 978-4404032522 (ISBN ) (em japonês)
  • Medzini, Meron French Policy in Japan Harvard University Press 1971, ISBN 674322304

Ligações externas[editar | editar código-fonte]