Profissional de saúde mental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um profissional de saúde mental é uma pessoa que oferece serviços com o propósito de melhorar a saúde mental de um indivíduo. Estes profissionais incluem psiquiatras, psicólogos, e enfermeiros especializados, entre outros.

O Psiquiatra é formado em medicina (curso de duração média de 06 anos) e especializado em Psiquiatria (residência médica com duração de 03 anos). Este profissional possui as habililidade e conhecimentos técnicos para o Diagnóstico, Tratamento, Prevenção e Reabilitação em saúde mental.

Mais importante do que suspeitar de uma doença mental, como a depressão, é identificar os diagnósticos diferenciais e fatores relacionados, tais como disfunções hormonais, infecções, tumores e outras condições. Em seguida prescrever um tratamento adequado e personalizado.

Dentre os tratamentos prescritos pelo médico estão os medicamentos, a psicoterapia e até mesmo procedimentos.

O Psicólogo é formado em psicologia (curso de duração média de 05 anos) e possui as habilidades e conhecimentos técnicos para conduzir a psicoterapia.

Um tratamento deve buscar uma abordagem integral do indivíduo e muitas vezes exige a participação de vários profissionais de saúde. Observe-se porém que existem diversas modalidades terapêuticas com maior ou menor eficácia e reconhecimento social e é controversa a concepção de que sua legitimação ou integração às práticas hegemônicas da sociedade venha de estudos sobre sua eficiência e efetividade

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal de Psicologia