Ralador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um ralador manual

O ralador é um utensílio culinário usado para ralar alguns alimentos, ou seja, dividi-los em pequenos pedaços ou partículas.

É normalmente construído de uma folha de metal (geralmente alumínio) curva e presa a um suporte de madeira ou metal, com orifícios ou fendas que deixam um bordo cortante no exterior.

Embora haja ainda raladores especializados como o que serve para ralar a casca de limão para aromatizar muitos doces ou ralador-de-coco, é mais comum o tipo multiuso, geralmente com quatro faces com características cortantes diferentes, uma para o limão e a noz moscada, outra para o queijo, uma terceira para as cenouras ou outros vegetais que se pretendem em filamentos e uma quarta para cortar batatas (ou outros vegetais) em rodelas.

Apesar de ainda ser muito comum, existem já aparelhos mecânicos ou mesmo eléctricos que fazem algumas das suas funções, como o corte de vegetais para saladas.