Ranuccio Farnese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ranuccio Farnese como Cavaleiro de Malta, por Ticiano. Colecção da National Gallery of Art, Washington, DC.
Ranuccio Farnese

Ranuccio Farnese ou Farnesio (Valentano, 11 de agosto de 1530 - Roma, 29 de outubro de 1565), foi um prelado italiano, Cardeal da Igreja Católica Romana, e bispo de Santa Lúcia em Messina (Sicília) de 1545 até à sua morte.

Biografia

Filho de Pedro Luís Farnésio (Pier Luigi Farnese), nasceu em Valentano. Com apenas doze anos, foi nomeado prior da Ordem de Malta em San Giovanni dei Forlani (Veneza). Como filho de um bastardo papal (era neto do Papa Paulo III), obteve numerosas honrarias. Aos quinze anos foi elevado a cardeal: foi chamado cardenalino (cardealzinho).

Também foi administrador da Arquidiocese de Nápoles, entre outros cargos eclesiásticos. Ranuccio protegeu Federico Commandino, tradutor de diversos trabalhos matemáticos a partir do grego antigo.

O seu irmão e sobrinho, Octávio Farnésio e Alexandre Farnésio foram, respectivamente, o segundo e terceiro duques de Parma. Está enterrado na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Mecenas

Ranuccio foi chamado a tomar conta da biblioteca montada por seu avô no Palácio Farnese, onde trabalharam muitos artistas da época. Reuniu em torno de si humanistas e eruditos: Giovanni Della Casa, Latino Latini Annibale Caro. Protegeu muitos estudiosos, incluindo Carlo Sigonio, Pinelli Gianvincenzo e Aldovrandi Ulisse, mas a sua maior intuição foi o de ter escolhido como bibliotecário Fulvio Orsini e seu apoio à investigação matemática Commandino Federico (1509-1575). Fulvio era um descendente ilegítimo do Orsini. Em 1558 entrou para o serviço do "Grande Cardeal" Alexandre e logo após isso Ranuccio foi nomeado bibliotecário-chefe do Palazzo Farnese. Graças a ele a biblioteca foi enriquecida com livros valiosos. Ranuccio também adquiriu uma coleção de medalhas e moedas a partir de pesquisas arqueológicas da família Orsini. O salão do Palazzo Farnese (hoje é a Embaixada de França em Roma) foi decorado com as glórias da família de Paulo III por Francesco de' Rossi.

Cargos ocupados

Ver também

Bibliografia

Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.

  • Roberto Lasagni, Dizionario dei Parmesani

Ligações externas