Rebecka Liljeberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rebecka Månstråle Liljeberg (nascida a 13 de Maio de 1981) é uma actriz sueca.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Turinge, a cerca de 40 km a sudoeste de Estocolmo, tendo morado em diversos sítios do país durante a infância. A sua mãe era muito jovem quando Rebecka nasceu, tendo os seus pais se divorciado quando ela tinha apenas um ano de idade. Tem duas irmãs, Claudia (nascida em 1988) e Åse (nascida em 1993) e um irmão, Samuel (nascido em 1992).

Aos 9 anos de idade, em 1991, começou a sua carreia como actriz, ao ganhar um papel na série televisiva Sunes jul. Entre 1993 e 1997, envolveu-se no teatro amador, no qual permaneceu até obter um papel no filme Närkontakt, em fins de 1997. Porém, foi apenas no ano seguinte que conseguiu o papel que lhe abriria novas portas, no filme Fucking Åmål, de Lukas Moodysson. Nessa altura, abandonou a escola secundária, para se concentrar no papel, que acabou por lhe valer um escaravelho dourado (o equivalente sueco dos óscares) para a melhor actriz, em conjunto com Alexandra Dahlström.

Após os seus papéis em Fucking Åmål e Sherdil, Liljeberg retomou os estudos, para conseguir terminar a escola secundária. Enquanto estudava, protagonizou o filme relativamente bem sucedido Bear's Kiss e deu voz a uma personagem da versão sueca do filme de IMAX T-Rex: Back to the Cretaceous. Em 2002, completou os estudos secundários e estuda actualmente medicina, no Instituto Karolinska, para se tornar pediatra.

Rebecka gosta de trabalhar com computadores, tendo vindo a trabalhar numa pequena firma desse ramo há já alguns anos, enquanto estudo. Porém, não é algo que queira seguir a longo prazo.

Escreveu uma coluna semi-regular para o jornal sueco Svenska Dagbladet, durante algum tempo. Contribuiu ainda para a antologia Utrymme, da UNESCO, com vinte obras de jovens escritores de todo o mundo.

Actualmente, vive em Estocolmo, com o seu namorado, Alexander Skepp. Têm dois filhos: Harry Theodor, nascido em Junho de 2002 e Vera, nascida no 1º de Janeiro de 2005. Apesar de pretender concentrar-se numa carreira como médica, Rebecka não põe de parte participar em mais filmes, se receber as propostas certas, tendo exprimido o desejo de trabalhar novamente com Lukas Moodysson.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]