Rede de descanso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma rede em uma casa de praia.

A rede de descanso, rede de dormir ou maca é um utensílio doméstico de origem ameríndia, originalmente feita com cipó e lianas. Consiste numa espécie de tecido com alças. Durante o Brasil colônia, era muito utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens.

Com a vinda dos portugueses, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena às suas varandas, passando a fazer as redes em algodão (tecido mais compacto), enfeitadas com franjas.

Hoje em dia, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as mais tradicionais de fio, tecidas em "batelão" (tear) mecânico ou elétrico, até as feitas a partir de tecido ou de materiais sintéticos como nylon e outros materiais. Na região nordeste do Brasil, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia (casas de veraneio).

A rede é fabricada oficialmente nas cidades de Irauçuba (Capital Cearense da Rede) São Bento, na Paraíba, Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, e em Fortaleza, no Ceará. No interior do Ceará, o município de Jaguaruana o distrito de Caraibeiras, denominado por muitos de Vila Rica, localizado no município de Tacaratu, no interior de Pernambuco, local muito conhecido também pela confecção artesanal de mantas, tapetes, jogos de tapetes para banheiro, jogos americanos, xales para sofá etc.

Acessórios disponíveis para redes

Após passar muito tempo sem grandes inovações, hoje existem empresas dedicadas a desenvolver acessórios para a rede. Além de prolongadores de rede, populares há algum tempo, hoje existem produtos para encurtar a rede de dormir : 1- "Anjo da Rede", ou simplesmente "Anjo".[1][2] ; 2- RegulaRede : Regulador de comprimento de rede de dormir; Os principais acessórios disponíveis no mercado para as redes são:

  • Prolongadores de rede do de corrente ou corda
  • Prolongadores de rede do tipo "mola" ou "S"
  • Armadores de rede embutidos na parede ou externos afixados com parafusos
  • Mosqueteiros para proteger de insetos
  • Encurtador de rede do tipo "Anjo"
  • "RegulaRede" . Regulador de comprimento de rede. Procurar regula comprimento rede no mercadolivre.com.br

Etimologia

"Rede" é oriundo do termo latino rete.[3] "Maca" é oriundo do termo taino hamaca.[4]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rede de descanso

Referências

  1. Anjo da rede. Disponível em http://anjodarede.com/. Acesso em 12 de abril de 2014.
  2. Web, Redação. «Produto para encurtar rede de dormir faz sucesso no Nordeste - Negócios - Diário do Nordeste». Diário do Nordeste. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 466.
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 056.

Ligações externas