René Sampaio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
René Sampaio
Nascimento 26 de novembro de 1975
Brasília
Cidadania Brasil
Cônjuge Bruna Spínola
Alma mater
Ocupação cineasta, empresário, publicitário
Prêmios

René Sampaio (Brasília, 26 de novembro de 1975), é um cineasta, empresário e publicitário brasileiro, casado com a atriz Bruna Spínola.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em Jornalismo e Publicidade pela Universidade de Brasília (UnB), é renomado e premiado em sua área, tendo recebido diversos prêmios como o Leão de Cannes, Sol de Ouro do Fiap, entre outros.[1]

Atua desde o início dos anos 2000 com cinema publicitário e independente.

É dono e um dos diretores da produtora Barry Company.

Em 2000 lançou o curta Sinistro. O filme é até hoje um dos maiores laureados do Festival de Cinema de Brasília. Levou os candangos de melhor curta, direção e mais 5 outras categorias principais. Premiado também no Festival de Gramado[2], o filme ganhou mais de 15 outros prêmios em importantes festivais.

Em 2013 lançou seu primeiro longa-metragem, “Faroeste Caboclo”, baseado a música homônima da banda Legião Urbana. O filme foi premiado em sete categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo Melhor Filme de Ficção e levou mais de 1.5 milhão de espectadores aos cinemas. O longa obteve reconhecimento internacional a partir da exibição na mostra oficial do Festival de Toronto (TIFF). Também foi selecionado para os festivais de Shangai (SIFF), Zurich (ZIFF), Estocolmo, Huelva, Bogotá, Miami (MIFF), Panamá (IFF), entre outros e recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Dallas. Venceu o 13o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (melhor filme de ficção e mais 6 categorias) e recebeu, ainda, o 10o Prêmio Fiesp 2014 do Cinema Brasileiro (Melhor Filme).

Para televisão, coproduziu e codirigiu a série de drama policial “Impuros” para o canal Star Premium. É a série de língua não-inglesa mais vista na plataforma de streaming na América Latina, rendendo inclusive uma indicação ao Emmy 2019 ao protagonista Raphael Logam. A série foi premiada também no Rio2c na categoria direção. Após o sucesso das três primeiras temporadas, encontram-se em gravação, simultaneamente, as temporadas 4 e 5. Também produziu e dirigiu “Amor ao Quadrado”; codirigiu a série de thriller “Dupla Identidade”, ambas para a Rede Globo.

Em 2018 gravou o longa metragem “Eduardo e Mônica”, baseado na canção homônima de Renato Russo, que estreou em 2022. É uma coprodução com a Globo Filmes e que estreou internacionalmente na mostra competitiva do Festival Internacional de Miami. Em 2020, o longa conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Edmonton (Canadá), que tem a tradição de selecionar filmes que futuramente serão candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Eduardo e Mônica foi escolhido para abrir a edição 2022 de um dos mais importantes festivais de cinema brasileiro no exterior, o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), que acontecerá de 5 a 9 de novembro e comemorará os 15 anos do evento com o tema diversidade, para discutir a inclusão e o pertencimento. https://siterg.uol.com.br/cultura/2022/10/21/los-angeles-recebe-festival-de-filmes-brasileiros-veja-selecao/

Após entrar em cartaz em Portugal, França, EUA, Canadá e Uruguai, entre outros países, Eduardo e Mônica foi selecionado para o Brasil Summerfest, em Nova York, e foi finalista nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz do CCXP Awards.No Prêmio ABRA, concorreu a Melhor Roteiro Adaptado de Filme de Ficção. A estreia no streaming aconteceu ainda em 2022. Chegou a ser o título mais buscado no Vivo Play e entrou também no cardápio de outros serviços, como Globoplay, NOW, SKY, Google Play e Looke.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Cargo Notas
2014 Dupla Identidade Diretor
2018-2022 Impuros Diretor
2020 Bar Aberto Produtor
2020 Replay: Novos Baianos - Acabou Chorare Produtor

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Cargo Notas
2000 Sinistro Diretor Curta-metragem
2013 Faroeste Caboclo Diretor
2022 Eduardo e Mônica Diretor

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.