Rhapsody of Fire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rhapsody of Fire

Rhapsody of Fire em Buenos Aires , Argentina 2010
Informação geral
Origem Trieste
País  Itália
Gênero(s) Power metal sinfônico
Metal neoclássico
Período em atividade 1993–atualmente
Gravadora(s) Magic Circle Music
Nuclear Blast Records
Integrantes Fabio Lione
Alessandro Sala
Alex Holzwarth
Alex Staropoli
Roberto De Micheli
Ex-integrantes Cristiano Adacher
Andrea Furlan
Alessandro Lotta
Daniele Carbonera
Dominique Leurquin
Luca Turilli
Patrice Guers
Tom Hess
Oliver Holzwarth
Página oficial www.RhapsodyOfFire.com

Rhapsody of Fire é uma banda italiana de power metal sinfônico criada em 1993. Inicialmente chamava-se Thundercross, em 1995 foi rebatizada com o nome Rhapsody e em 14 de Julho de 2006 mudou seu nome para Rhapsody of Fire devido a questões de direitos autorais e marca registrada.

História

Em 1997 o Rhapsody of Fire lançou seu álbum de estreia, Legendary Tales, com o nome Rhapsody. Os co-fundadores da banda Luca Turilli e Alex Staropoli criaram um som épico para essa obra, incorporando elementos da música clássica, música barroca,heavy metal e narrações líricas. Tal estilo foi chamado "Hollywood metal" ou "metal trilha sonora", pela sua semelhança com trilhas sonoras. As influências clássicas incluem compositores como Vivaldi, Bach e Paganini (a música "The Wizard's Last Rhymes", do álbum Rain Of A Thousand Flames, inclusive, tem base na Sinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvořák).

Nos anos seguintes Turilli e Staropoli reuniram-se a Fabio Lione no vocal, desenvolvendo um novo som com os álbuns Legendary Tales(1997), Symphony of Enchanted Lands (1998), Dawn of Victory (2000), Rain of a Thousand Flames (2001) e Power of the Dragonflame (2002). Escreveram peças como "Emerald Sword", baseada no folclore da Rússia e com elementos da música celta.

Turilli é o letrista da banda assim como guitarrista. Suas letras referem-se geralmente a elementos místicos de eras medievais, enfatizando a luta entre o bem e o mal.

De Dawn of Victory a Power of the Dragonflame a bateria da banda foi tocada por Thunderforce. Havia um debate sobre se o baterista era uma máquina, mas na realidade era o pseudônimo de um músico que não poderia ser creditado por razões contratuais. Alex Holzwarth, que já estava tocando com a banda em apresentações, foi listado como integrante oficial em tais lançamentos. O músico grava oficialmente com a banda desde The Dark Secret.

Christopher Lee esteve envolvido no último projeto, narrando parte da história. O álbum Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret foi lançado em 2004.

A banda produziu o single The Magic of the Wizard's Dream em 2005, contando com novas versões para "The Magic of the Wizard's Dream", uma das mais populares canções de Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret. Ela foi retrabalhada em quatro diferentes línguas, a saber: inglês, alemão, italiano e francês.

Em julho de 2006 a banda mudou o nome de Rhapsody para Rhapsody of Fire devido a problemas legais. Em 25 de setembro do mesmo ano a banda lançou o álbum Triumph or Agony na Europa.

Agora, não mais com a antiga gravadora, mas com a Nuclear Blast, lançam o álbum "The Frozen Tears of Angels", produzido por Luca Turilli e Alex Staropoli e mixado por Sascha Paeth. O lançamento ocorreu no dia 30 de abril de 2010. E no fim do mesmo ano lançam o EP "The Cold Embrace of Fear"

No início de 2011, surpreendem os fãs ao anunciarem a entrada de um segundo guitarrista, Tom Hess, que já participaria da gravação do novo álbum.

No dia 17 de junho de 2011 lançam a última parte das Crônicas de Algalord: "From Chaos To Eternity", dando fim a saga iniciada em "Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret", e encerrando também a parceria da banda com o multi-premiado ator "Christopher Lee" que vinha realizando narrações nos álbuns desde o inicio da saga.

No dia 16 de Agosto de 2011, a banda anunciou através de seu site oficial[1] que iriam se separar, comunicando que membros restantes irão atuar numa nova banda sob o mesmo nome.

No dia 27 de Setembro de 2011, a banda anunciou que Roberto De Micheli (do Sinestesia, uma banda de prog-metal italiana de Trieste também) se juntou a eles como um segundo guitarrista.

No dia 23 de outubro de 2011 Após a saída de Luca Turilli; ultima apresentação no Wacken Open Air, O Rhapsody of Fire da adiante um novo ciclo. Com um novo baixista e guitarrista anunciou, Oliver Holzwarth (Sieges Even, Paradox, Blind Guardian) e Roberto De Micheli.

No ano de 2013, o vocalista Fabio Lione juntou-se à banda brasileira Angra, à principio como convidado, mas logo foi efetivado como vocalista oficial, substituindo Edu Falaschi, que seguiu com sua banda Almah. O Angra, por sua vez, lançou o disco Secret Garden (álbum) em 2014, já contando com Lione nos vocais.

Integrantes

Linha do tempo

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Rhapsody of Fire

Ligações externas

Referências

Predefinição:Luca Turilli