Rilo Kiley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rilo Kiley
Informação geral
Origem Los Angeles, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Indie rock
Indie pop
Rock alternativo
Período em atividade 1998 - 2011
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Brute/Beaute Records
Saddle Creek Records
Barsuk Records
Afiliação(ões) The Elected
Jenny Lewis with the Watson Twins
The Postal Service
Página oficial Site oficial
Integrantes Jenny Lewis
Blake Sennett
Pierre de Reeder
Jason Boesel
Ex-integrantes Dave Rock

Rilo Kiley é uma banda estado-unidense de rock formada em Los Angeles em 1998 pelos ex-atores mirins Jenny Lewis e Blake Sennett.


História[editar | editar código-fonte]

A banda lançou seu primeiro EP em 1999 The Initial Friend E.P., que teve as músicas "Frug" e "85" como trilha do filme Uma Aventura no Deserto (Desert Blue). Em 2001 assinaram contrato com a gravadora independente Barsuk Records, quando o primeiro álbum completo da banda, Take-Offs and Landings foi lançado. Em 2002 assinaram com a Omaha's Saddle Creek Records e lançaram The Execution of All Things. Em 2004 mudaram para o selo Brute/Beaute Records, que teve seu álbum More Adventurous distribuído pela Warner Bros., com quem a banda assinou diretamente depois.

Já conhecida pelo público especializado por seu Indie Rock com leve acento Pop e Folk, a banda vendera cerca de 75.000 álbuns em pouco mais de 3 anos e fez várias turnês pelos EUA. Ainda em 2004, Blake Sennett (guitarrista) e Jason Boesel (baterista) lançaram um álbum com sua banda The Elected enquanto Jenny Lewis participou do cd "Give Up" do The Postal Service, com quem saiu em turnê por algum tempo.

No final do mesmo ano, More Adventurous ficou no topo da parada da Billboard Magazine, o que rendeu várias aparições da banda em programas de tv norte-americanos. Em 2005, o Rilo Kiley foi banda de abertura em alguns shows do Bright Eyes e Coldplay, além de participarem da música "Do They Know It's Hallowe'en?" que arrecadou fundos para UNICEF. Foi quando assinaram contrato com a Warner Bros. e relançaram o álbum More Adventurous.

Em 2006, Jenny Lewis lançou seu primeiro álbum solo, com Leight Watson e Chandra Watson como sendo Jenny Lewis with The Watson Twins, o "Rabbit Fur Coat" (que inclusive chegou a ser lançado no Brasil). Ao mesmo tempo, The Elected lançou seu segundo cd "Sun, Sun, Sun".

O quarto álbum da banda, Under the Blacklight, foi lançado em agosto de 2007 e tem causado certa polêmica entre os fãs devido a sua sonoridade, apresentando um distanciamento dos álbuns anteriores, com influências bem mais evidentes de Soul Music e de Country, o que tem rendido à banda a pecha de "Fleetwood Mac dos anos 00" (em referência a um expoente do Soft Rock americano dos anos 70). Já aclamado pela crítica especializada, Under The Blacklight vendeu 27.000 unidades nos E.U.A., logo na semana de seu lançamento.[1]

Em 2011, Blake Sennett deu a entender [2] [3] [4] que a banda havia chegado ao fim mas que não descartaria a possibilidade de um dia lançar material novo [5] .

Em 2013 foi finalmente lançada a coletânea de raridades e b-sides RKives (planejada desde pelo menos 2010 [6] ) e Jenny Lewis afirmou que a banda "nunca se separou oficialmente" [7] .


Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns Oficiais[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

  • Rilo Kiley (first pressing, 1999, Rilo Records)
  • Rilo Kiley (second pressing, 2000, Rilo Records)
  • The Initial Friend EP (2001, Rilo Records)
  • Live at Fingerprints EP (2004, Brute/Beaute)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "The Execution of All Things" (2003, Saddle Creek)
  • "It's a Hit" (2005)
  • "Portions For Foxes" (2005, Brute/Beaute)
  • "The Moneymaker" (2007, Warner)
  • "Silver Lining" (2007, Warner)
  • "Breakin' Up" (2008, Warner)


Referências

  1. Katie Hasty, "'High School Musical 2' Hangs On Atop Billboard 200", Billboard.com, August 29, 2007.
  2. [1] "Rilo Kiley Seem to Have Broken Up
  3. [2] "Blake Sennett discusses The Elected, the possible end of Rilo Kiley, and more"
  4. [3] "Rilo Kiley break up; guitarist Blake Sennett blames 'deception, disloyalty, and greed'"
  5. [4] "Catching Up With Blake Sennett"
  6. [5] "New Jenny Lewis and Rilo Kiley Albums in the Works, Says Jason Boesel"
  7. [6] "Jenny Lewis: Rilo Kiley Never Broke Up"


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.