Rio Atibainha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Atibainha
Nascente Nazaré Paulista, estado de São Paulo
Foz Rio Atibaia
Afluentes
principais
Córrego do Povo
País(es) Brasil
País da
bacia hidrográfica
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai

O Rio Atibainha é um rio brasileiro do estado de São Paulo.

O rio Atibainha nasce no município de Nazaré Paulista e, em Bom Jesus dos Perdões, após passar pela divisa entre os dois municípios, junta-se ao rio Cachoeira para formar o rio Atibaia, próximo à tríplice divisa entre os municípios paulistas de Bom Jesus dos Perdões, Atibaia e Piracaia, à beira do entroncamento das rodovias D. Pedro I (SP-65) e Jan Antonin Bata (SP-36).

O rio Atibainha, passa pelos municípios de Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Piracaia e, com uma área de drenagem de 340 quilômetros quadrados[1], integra o Sistema Cantareira[2], da Sabesp.

Em Nazaré Paulista, entre as serras da Mantiqueira e Cantareira, a represa do rio Atibainha tem uma área de 25 quilômetros quadrados, com duas praias, a de Lava Pés, no centro do município, e outra no bairro Itinga. A represa é propícia à pesca esportiva e a passeios náuticos com pequenas embarcações.

Referências

  1. http://www.saisp.br/site/Rede_Basica_DAEE.html Rede Hidrológica Básica do Estado de São Paulo da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica
  2. http://www.saisp.br/site/Rede_Basica_DAEE.html Saisp Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]