Rio Chenab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chenab
O rio Chenab perto de Sialkot
Comprimento 1 242 km
Nascente Confluência dos rios Chandra e Bhaga
Afluentes
principais
Rio Sutlej
País(es)  Índia, Paquistão
País(es) da
bacia hidrográfica
 Índia, Paquistão

O rio Chenab (em punjabe: ਚਨਾਬ, canāb; em hindi: चनाब; em urdu: چناب; que literalmente, significa: rio (aab, آب) da Lua (Chan, چن)) é um longo rio que percorre o subcontinente Indiano, sendo um dos cinco grandes cursos de água que fluem pelo Panjabe, no noroeste da Índia e nordeste do Paquistão. O comprimento total do Chenab varia muito consoante as fontes, que lhe dão entre 960 km e 1242 km. É afluente do rio Indo.

O rio Chandrabhagha cruzando o vale Pangi em Himachal Pradesh.

O rio Chenab nasce pela confluência dos rios Chandra e Bhaga, em Tandi, na parte alta do Himalaia, no distrito de Lahul e Spiti do estado indiano de Himachal Pradesh. No seu curso alto é conhecido também como Chandrabhaga.

O rio era conhecido durante o período védico por vários nomes:[1] Chandrabhaga (em sânscrito: चंद्रभाग), ou Ashkini (em sânscrito: अश्किनि) ou Iskmati (em sânscrito: इस्कामति) e como Acesines pelos antigos gregos.[2] Em 325 a.C., Alexandre Magno teria fundado a cidade de Alexandria no Indo (hoje em dia Uch Sharif ou Mithankot ou Chacharan) na confluência do Indo e do curso combinado dos rios do Punjabe (atualmente o rio Panjnad).[3]

O Chenab ocupa o mesmo lugar na consciência popular do Punjab que o rio Reno para os alemães, ou o rio Danúbio para os austríacos e húngaros. É o rio icónico em torno do qual gira a consciência punjabe, e desempenha um papel importante na narrativa de Heer Ranjha, a epopeia nacional punjabe, e na lenda de Sohni Mahiwal.

Referências

  1. Henry Yule, Arthur Coke Burnell, William Crooke. Google Books: Hobson-Jobson: A glossary of Anglo-Indian colloquial words & phrases and of kindred terms p. 741.. Página visitada em 29 de maio de 2009.
  2. Encyclopædia Britannica article on the Chenab
  3. Alexandria (Uch)