Robert Satcher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Satcher
Robert Satcher
Nascimento 22 de setembro de 1965 (58 anos)
Hampton, Virgínia,
Estados Unidos
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Tempo no espaço 10 d 19 h 16 min
Seleção Grupo 19 da NASA 2004
Missões STS-129
Insígnia da missão Insígnia STS-129

Robert Lee Satcher Jr. (Hampton, 22 de setembro de 1965) é um astronauta, médico e engenheiro químico norte-americano. Como médico e engenheiro, Satcher recebeu diversas premiações e foi o primeiro ortopedista no espaço.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Após concluir o curso secundário na Carolina do Sul, Satcher se formou em engenharia química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e como médico na Universidade de Harvard. Seu pós-doutorado e residência médica foram feitos entre 1994 e 2000 na Universidade da Califórnia em Berkeley.

NASA[editar | editar código-fonte]

Selecionado pela NASA em maio de 2004, ele completou o curso de astronauta em fevereiro de 2006 e foi ao espaço em 16 de novembro de 2009, integrando a tripulação da missão STS-129, voo este realizado pelo ônibus espacial Atlantis, como especialista de missão. Nesta missão, Satcher realizou duas atividades extraveiculares, num total acumulado de doze horas e dezenove fora da nave, respectivamente em companhia dos astronautas Michael Foreman e Randolph Bresnik para a instalação de uma antena, tanques de oxigênio e outros equipamentos na parte externa da Estação Espacial Internacional.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]