Ronald Sega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ronald Sega

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 4 de Dezembro de 1952 (61 anos)
Cleveland
EUA
Missões STS-60, STS-76
Insígnia
da missão
Insígnia STS 58. Insígnia STS 86.

Ronald Michael Sega (Cleveland,4 de dezembro de 1952) é um astronauta norte-americano.

Formado em Matemática e Física pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e com doutorado em engenharia elétrica pela Universidade do Colorado, completou seu treinamento como piloto em 1976 e tornou-se instrutor até o fim dos anos 70, acumulando cerca de 4 mil horas de voo. Trabalhando e ensinado em sua área nos anos 80, ele foi o principal pesquisador do Wake Shield Facility, uma plataforma espacial científica que voou na missão STS-60 Discovery, sua primeira missão no espaço.

Em julho de 1991 ele foi qualificado como astronauta e em 1994 assumiu as funções de diretor de operações da NASA na Cidade das Estrelas, Rússia.

Astronauta[editar | editar código-fonte]

Sega foi pela primeira vez ao espaço em 3 de fevereiro de 1994, na nave Discovery, missão STS-60, a primeira de programa conjunto conjunto russo-americano Shuttle-Mir, e que ela primeira vez transportou um russo no ônibus espacial, o cosmonauta Sergei Krikalev.

Em março de 1996, participou de sua segunda missão, na STS-76 Atlantis, outra missão de acoplagem com estação russa Mir, como especialista de carga, responsável pelo funcionamento e experiências de diversos equipamentos científicos a bordo, além do planejamento das operações em órbita e onde passou mais nove dias no espaço.

Pós-NASA[editar | editar código-fonte]

Sega deixou a NASA após o seu segundo voo, para assumir a vaga de deão e professor de engenharia na Universidade do Colorado.[1] Em 2001 foi nomeado assistente da Secretaria de Defesa para Programas Biológicos Químicos e Nucleares e em 2005 tornou-se sub-secretário da Força Aérea dos Estados Unidos.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]