Rupan sansei: Babiron no Ōgon Densetsu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rupan sansei: Babiron no Ōgon Densetsu
Rupan sansei: Babiron no Ōgon Densetsu
No Brasil Lupin III: O Ouro da Babilônia
Em Portugal Lupin III - A Lenda do Ouro da Babilónia
Em inglês Legend of the Gold of Babylon
Japão
1985 •  cor •  100 min 
Gênero animação
Direção Seijun Suzuki
Shigetsugu Yoshida
Produção Tetsuo Katayama
Kazushichi Sano
Hidehiko Takei
Roteiro Yoshio Urasawa
Atsushi Yamatoya
História Lupin III por Monkey Punch
Elenco Yasuo Yamada
Kiyoshi Kobayashi
Eiko Masuyama
Makio Inoue
Gorō Naya
Música Yuji Ohno
Companhia(s) produtora(s) Tokyo Movie Shinsha
Distribuição Tōhō
Lançamento
  • 13 de julho de 1985 (1985-07-13)
Idioma japonês

Rupan sansei: Babiron no Ōgon Densetsu (em japonês: ルパン三世 バビロンの黄金伝説), conhecido no Brasil como Lupin III: O Ouro da Babilônia[1] e em Portugal como Lupin III - A Lenda do Ouro da Babilónia,[2] é um filme animado japonês de 1985, co-dirigido por Seijun Suzuki e Shigetsugu Yoshida. Ele é o terceiro longa-metragem baseado no popular mangá de Monkey Punch, Lupin III.

Em 1994, o filme foi lançado legendado sob o nome "Rupan III" em VHS e LaserDisc na América do Norte pela AnimEigo, devido a preocupações de direitos autorais com Arsène Lupin de Maurice Leblanc.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lupin está em busca de um gigantesco tesouro escondido originalmente na antiga Babilônia, com a ajuda de sua equipe habitual, Jigen, Goemon e Fujiko, um conjunto de tábuas de pedra e uma velhinha bêbada chamada Rosetta. As coisas se complicam com a presença do Inspetor Zenigata, eterno inimigo de Lupin, que foi designado para apresentar o "Concurso de Beleza Miss ICPO" e que deve arrastar um grupo de policiais junto com ele, todas ansiosas para provar a si mesmas como agentes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens Atores
Arsène Lupin III Yasuo Yamada
Fujiko Mine Eiko Masuyama
Daisuke Jigen Kiyoshi Kobayashi
Goemon Ishikawa XIII Makio Inoue
Inspetor Zenigata Gorō Naya

Produção[editar | editar código-fonte]

Este é o único filme do personagem Lupin em que ele veste o casaco rosa da terceira série de TV. Em 1995, a AnimEigo lançou o filme sob o título "Rupan III: Legend of the Gold of Babylon" em formato de VHS na América do Norte, com legendas em inglês e diálogo japonês.[3] Em 2005, a Discotek Media adquiriu os direitos para lançar uma versão em formato DVD,[4] no entanto, foi cancelado posteriormente devido ao declínio da indústria de anime de NA.[5] Em agosto de 2017, Discotek anunciou que lançará o filme sob o título Legend of the Gold of Babylon em DVD e Blu-ray.[6]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Mike Toole, escritor do Anime News Network, declarou que quando ele assistiu pela primeira vez o filme na década de 1990, ele o odiava, tendo conhecido o Lupin como o "anti herói suave e galante" de O Castelo de Cagliostro e Rupan Sansei: Fūma Ichizoku no Inbō. Enquanto a versão de Lupin em Babiron no Ōgon Densetsu of Lupin está mais próxima do original "burro, bêbado e disfarçado" de Monkey Punch. No entanto, uma década depois, ele afirmou que o filme vai para baixo muito mais suave, tendo conhecido o outro trabalho de Suzuki, sendo o diretor conhecido por seus filmes estranhos e estranhamente estruturados.[3]

Referências