São Geraldo (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Geraldo (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Distritos
Área
 - Total 1,36
População
 - Total 19,743
Domicílios 4.236
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 100
Coleta de lixo (%) 100
Fonte: Censo/2010
Santuário de São Geraldo, na praça do bairro.

São Geraldo é um bairro situado na região leste do município de Belo Horizonte. Tem uma área de 136,072 hectares e população estimada em 19.743 pessoas.[1] Localiza-se a 19° 53' 53" S 43° 53' 54" O.

História[editar | editar código-fonte]

A ocupação da área atual do bairro remonta ao ano de 1950, quando a Prefeitura realizava obras de captação de água no local[2] e o terreno foi loteado pela construtora Giffoni & Cia sob a denominação de Vila Mariana de Abreu. A vila compreendia a área entre as antigas estações ferroviárias do Horto Florestal e de Freitas. O bairro passou a ser chamado de São Geraldo devido a construção da Paróquia, esta que foi inaugurada em 1º de janeiro de 1952, no entorno da atual praça São Geraldo. A partir do decreto 3.049 de 22 de abril de 1977, a vila passou a ser denominada Bairro Mariano de Abreu. Posteriormente, tornou-se oficialmente, enfim, Bairro São Geraldo.[1]

Desenvolvimento e infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Passagem de nível da ferrovia da Companhia Vale sobre a Avenida Itaituba.

O bairro no início dos anos 50 tinha condições precárias, com problemas como falta de água, luz e saneamento básico. Até início dos anos 80, boa parte das ruas eram de terra batida e tinham muitos buracos, situação que começou a mudar a partir de 1981, quando a maioria destas ruas começaram a receber calçamento, algumas delas sendo asfaltadas alguns anos depois. As principais vias do bairro são as Avenidas Itaité e Silva Alvarenga, onde os moradores encontram boa infraestrutura em termos de comércio, como sacolões, farmácias e drogarias, padarias e salões de beleza. As vias de acesso ao bairro são a Avenida dos Andradas, Avenida José Cândido da Silveira, Avenida Itaituba e Avenida Elísio de Brito.

A região é servida por linhas de ônibus, com acesso pelas avenidas dos Andradas e Silviano Brandão. Há ainda uma estação de metrô, a Estação Santa Inês, distante 1.500m[3] da Praça São Geraldo. Conta ainda com muitos bares e restaurantes, em especial nas imediações da Praça São Geraldo. O bairro é um lugar onde as pessoas compram e constroem suas casas para morar À medida que as famílias veem seus filhos se casando, suas casas são expandidas, na maioria das vezes com a construção de barracões, separando-os da casa principal.[1]

Alguns bairros próximos são o Boa Vista, Horto, Santa Inês, Esplanada, Casa Branca e Caetano Furquim.

Recentemente, foi resolvido um antigo problema existente no bairro, que era a questão dos trilhos de trem com passagens de nível. Esse fato causava transtornos como congestionamentos na Avenida Itaituba (ligação do centro da capital com o bairro) e também causava acidentes com trens na antiga "curva do cachorro magro" localizada no bairro Caetano Furquim. Foi realizada uma obra pela Companhia Vale que incluiu a transposição dos trilhos, sendo construídos viadutos ferroviários, estes que extinguiram as passagens de nível dos bairros São Geraldo e Caetano Furquim.

O bairro também foi cenário de personagens ilustres, como o Padre Francisco Carvalho Moreira, que hoje da nome a Escola Municipal na entrada do bairro, e ao mais famoso Dentista do Bairro, o Dr Aielcy Alves Rodrigues, que dizem os mais antigos ser um homem muito enérgico, e gostava de andar armado pelo bairro, além de gostar de uma boa prosa.

Lazer, esporte e educação[editar | editar código-fonte]

Escolas

  • E. M. Monsenhor João Rodrigues de Oliveira
  • E. M. Padre Francisco Carvalho Moreira
  • E. E. Sarah Kubitschek

Lazer

  • Praça Santuário de São Geraldo
  • Parque Linear da Avenida dos Andradas
  • Centro Cultural do Bairro São Geraldo

Esporte

Linhas de ônibus[editar | editar código-fonte]

Passam na parte interna do bairro:

  • 9502 - São Geraldo/São Francisco - Via Esplanada
  • 9211 - Caetano Furquim/Havai
  • 9214 - Caetano Furquim/Havai - Via Alto Havai
  • 9250 - Caetano Furquim/Nova Cintra - Via Savassi
  • 9411 - Casa Branca/São José

'Passam no entorno do bairro, à Avenida dos Andradas:'

  • 9032 - Granja de Freitas

'Passam na divisa com o bairro Boa Vista, à Avenida Itaituba:'

  • 4801A - Jardim Filadélfia/Boa Vista
  • 9205 - Nova Vista/Nova Cintra - (Atendimento ao bairro Patrocínio) - Via Avenida dos Andradas

Bairros próximos[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b c Prefeitura de Belo Horizonte. Bairro São Geraldo. Página visitada em 2 de janeiro de 2009.
  2. Prefeitura de Belo Horizonte. Os bairros da Regional Leste: breves informações. Página visitada em 05 de novembro de 2010.
  3. Google Maps. Distância entre a Praça Santuário São Geraldo à Estação de Metrô Santa Inês. Página visitada em 18 de janeiro de 2009.