Passagem de nível

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sinal de aviso em passagem em nível sem guarda, em Portugal.

Chama-se passagem de nível (português europeu) ou passagem em nível (português brasileiro) a um cruzamento ao mesmo nível entre uma ferrovia e um caminho ou estrada. Ao modo ferroviário é dada quase sempre prioridade de passagem nestes cruzamentos, dada a sua muito maior inércia, por motivos de economia e segurança.

Passagem em nível na Gozundeira, na linha do Oeste, em Portugal

Por isso, uma passagem em nível é geralmente equipada com um dispositivo de aviso passivo da passagem de um veículo ferroviário (nomeadamente um sinal pictográfico e/ou escrito), dirigido aos transeuntes da via não-ferroviária, — frequentemente, este é completado por aviso ativo (sonoro e/ou luminoso) e/ou bloqueio físico, automático ou manual, da via não-ferroviária.

Para facilitar a passagem rodoviária ou pedonal transversal à ferrovia, a passagem em nível é quase sempre pavimentada ao nível superior dos carris desta, deixando apenas ranhuras mínimas para a passagem do rodado ferroviário, sendo por isso este segmento de uma ferrovia normal praticamente idêntico à via de ferrovias ligeiras concebidas para partilhar o espaço rodoviário (i.e., bondes, com as suas vias encastradas no pavimento).

Em alternativa a passagem em nível, evitando a arriscada partilha do mesmo espaço de passagem, ainda que em diferido, e a sua onerosa sinalização e balizamento, existem as passagens desniveladas, em que as ditas vias se cruzam a alturas (níveis) diferentes, por meio de pontes, geralmente aproveitando as características do terreno. As opções por via inferior ou superior para cada um dos meios variam consoante as especificidades locais.

No Brasil há uma quantidade excessiva de passagens em nível, pois não há um planejamento[carece de fontes?] para que sejam construídos um número maior de contornos em áreas urbanas, provocando assim uma redução da velocidade operacional do transporte ferroviário, além, principalmente, de risco potencial de acidentes físicos e humanos.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre sinais de passagem em nível


Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.