Salto del Guairá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Salto del Guairá
"Ciudad de la amistad"
—  Cidade  —
Salto-del-guayra-PY.JPG
País Paraguai
Setor Departamento Canindeyú
Fundação 29 de julho de 1963 (51 anos)
Administração
 - Prefeito Eduardo Paniagua
(2010-2015)
Área
 - Terra 1345 km²
População
 - Total 40 000
Gentílico: saltoguairenho/a
Fuso horário UTC (UTC-4)
 - Horário de verão UTC (UTC-3)
Vizinhos Guaíra (PR), Mundo Novo (MS) e La Paloma (Paraguai)

Salto del Guairá é uma cidade do Paraguai, sede da governadoria do departamento de Departamento Canindeyú.

Generalidades[editar | editar código-fonte]

Possui aproximadamente 40.000 habitantes numa área territorial de 1345 km quadrados, estando a 450 km de Assunção.

O rio Paraná marca a divisa de Salto del Guairá com Guairá (Paraná). Também há uma fronteira terrestre com Mundo Novo, estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Salto está em constante desenvolvimento e crescimento. Construções de novos shoppings, galerias e salas comerciais são visíveis ao longo do centro comercial. A cidade vem experimentando um desenvolvimento vertiginoso na última década, multiplicando seus imóveis comerciais em aproximadamente 200%

A cidade é polo turístico de compras, torna-se cada vez mais conhecida e bem estruturada para receber os compradores estrangeiros, esses por sua vez são formados mais por famílias, ou grupos de amigos, o que os diferenciam dos populares "sacoleiros" de Ciudad del Este. O comércio em geral funciona diariamente, das 8h00 às 18h00 e domingos até as 13h00.

História[editar | editar código-fonte]

O município foi fundado em 29 de julho de 1963 por António Velasquéz.

Em 30 de Julho de 1973, o Poder Executivo do Paraguai promulgou a lei 390, que criou o Distrito de Salto del Guairá, um município de terceira categoria, desligando esse território do Distrito de Hernandarias. Parte dos territórios dos distritos de Caaguazú e Alto Paraná são aglutinados pelo recém-formado Distrito de Salto Del Guairá, que agora abrange toda a área ao norte do rio Itambey.

Em 29 de maio de 1974, a prefeitura (intendencia) local solicitou que o distrito fosse elevado à primeira categoria,conforme as disposições legais com a legislação aplicável, por reunir os requisitos necessários para o efeito. Assim, em 2 de julho desse mesmo ano sob o decreto-lei 7.131, Salto del Guairá foi elevado à categoria de município de primeira categoria, tornando-se Capital do Departamento de Canindeyú.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]