Santa Úrsula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Santa Úrsula
Benozzo Gozzoli, Sant'Orsola con due angeli
Virgem e mártir
Morte século IV
Veneração por Igreja Católica
Principal templo Catedral de Colônia
Festa litúrgica 21 de outubro
Atribuições flecha
Padroeira Jovens, órfãos
Gloriole.svg Portal dos Santos

Úrsula foi uma santa da Igreja Católica natural da Grã-Bretanha, martirizada por volta do ano 383 em Colônia na Alemanha. Era filha do rei Dionotus da Inglaterra. Era celebrada no calendário litúrgico em 21 de outubro até 1969 quando foi removida após uma revisão pela origem duvidosa dos fatos.

Origens[editar | editar código-fonte]

Úrsula era uma jovem de beleza excepcional, filha de um soberano Bretão, que foi secretamente consagrada a Deus mas foi pedida em casamento pelo príncipe pagão Ereo. A recusa da virgem deu início a uma guerra e por isso, aconselhada por um anjo quando teve uma visão em um sonho, pediu para prorrogar a sua decisão por três anos, para melhor compreender a vontade do Senhor e na esperança que o noivo prometido se convertesse ao Cristianismo e mudasse de ideia.


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Santa Úrsula