Santa Cruz de Monte Castelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Cruz de Monte Castelo
  Município do Brasil  
Símbolos
Brasão de armas de Santa Cruz de Monte Castelo
Brasão de armas
Hino
Gentílico monte-castelense
Localização
Localização de Santa Cruz de Monte Castelo no Paraná
Localização de Santa Cruz de Monte Castelo no Paraná
Localização de Santa Cruz de Monte Castelo no Paraná
Santa Cruz de Monte Castelo está localizado em: Brasil
Santa Cruz de Monte Castelo
Localização de Santa Cruz de Monte Castelo no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Cruz de Monte Castelo
Coordenadas 22° 57' 10" S 53° 17' 49" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Loanda, Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Porto Rico e Ivaté.
Distância até a capital 591 km
História
Fundação 1954 (70 anos)
Administração
Prefeito(a) Francisco Antônio Boni (PSD, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 442,012 km²
População total (Censo IBGE/2022[2]) 8,613 hab.
Densidade 0 hab./km²
Clima Subtropical
Altitude 382 m m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,708 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 78 053,534 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 9 667,27
Sítio santacruzdemontecastelo.pr.gov.br (Prefeitura)

Santa Cruz de Mote Castel é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população segundo o censo do ano de 2022 é de 8.613 habitantes.

Conhecida como Terra de Gente Feliz.

HISTÓRIA DO NOME: SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO


O nome Santa Cruz de Monte Castelo, foi extraído da primeira Companhia Imobiliária a operar na localidade que tinha o nome de "Companhia Comércio e Colonizadora Santa Cruz", e Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que participaram da "Tomada de Monte Castelo," na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. A denominação foi idealizada pelo Júlio Mariucci, que era de origem italiana e um dos fundadores da Cidade.


HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O Município de Paranavaí, criado em virtude do desmembramento do território de Mandaguari, primeira unidade administrativa fundada no Vale dos Rios Ivaí e Tibagí, pela Companhia de Terras Noroeste do Paraná, compreendida até o ano de 1953, a vasta região de onde saíram nada menos que uma dezena de novas comunidades municipais, inclusive a de Santa Cruz de Monte Castelo.

Até o ano de 1950, as terras em que se localiza o Município de Santa Cruz de Monte Castelo, pertenciam ao Governo do Estado, quando foram requeridas por Orlando Leite, Ernesto Brito Cavalcante, ManoelBoaventura e outros, que passaram a ser proprietários de extensos tratos de terras na região.

Estes senhores, em 1951, venderam uma área de vinte e dois mil alqueires a Julio Mariucci, AntonioCantizzani e Amador Coelho Aguiar, os quais formaram, desde logo, uma empresa Imobiliária que passou a funcionar sob a denominação de Companhia Comercial e Colonizadora Santa Cruz.

Ainda no mesmo ano, a nova Companhia Imobiliária planejou, demarcou e dividiu as terras de sua propriedade em datas, sítios, chácaras e fazendas, obedecendo a um plano pré-estabelecido, diverso do que era adotado por outras empresas, suas antecessoras. Assim é que o perímetro urbano e suburbano foi loteado, traçado e dividido de acordo com as mais modernas técnicas urbanística.

Como sucede normalmente na zona setentrional do Paraná, já então conhecida por Norte Novo, devido a exuberância de suas matas, florestas e fertilidades das terras, amenidades do clima, abundancia das nascentes de águas, houve enorme concorrência afluindo para o patrimônio que se iniciativa, grande números de interessados em adquirir terras, tornar-se proprietário e dedicar-se à agricultura e pecuária.

Já em Dezembro de 1951, chegavam ao novo patrimônio as famílias de Laurindo Madureira, João Mariucci, Lamartine Cunha e Lucas Ortega Perez. Surgiram então as primeiras construções de madeira pelo carpinteiro José Bento de Carvalho. Inicialmente surgiu a casa que serviu de escritório à Companhia Comercial e Colonizadora Santa Cruz.


A partir daí, não mais cessou a afluência de novos compradores de terras interessados em residir na localidade. Rapidamente surgiu um núcleo habitacional de certa importância em pleno seio da mata virgem.

Devido a desistência de alguns sócios e a entrada de outros para os seus quadros, a Companhia Imobiliária sofre alterações na sua constituição jurídica passando a denominar-se Companhia Brasileira de Imigração e Colonização, representada pela sigla de: "COBRINCO", pela qual ficou conhecida por longos anos. A mesma ficou constituída pelos seguinte sócios majoritários: Mario Coelho Aguiar; Amador Coelho Aguiar; GinoCantizzani; Ramiro Silva Leite e F Fermino Ferreira. E virtude dessas transformações advieram sensíveis melhorias e progresso em suas atividades, especialmente nos trabalhos de urbanização, que sofreram notáveis inovações.

Pela Lei Estadual nº 13 de 05 de Agosto de 1953, o patrimônio de Santa Cruz de Monte Castelo, foi elevadoa categoria de Distrito Administrativo, integrando o quadro administrativo do Município de Paranavaí.

Em virtude da Lei Estadual nº 253/54, de 26 de novembro de 1954 (apenas um ano depois) Santa Cruz de Monte Castelo, atingiu a categoria de Município, com território desmembrado de Paranavaí.


Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.