Santa Esmeralda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Esmeralda
Performance de Jimmy Goings com o grupo Santa Esmeralda em Vina Del Mar, Chile (1979)
Informação geral
Origem Los Angeles, California; França
País  Estados Unidos
 França
Gênero(s) música disco, pop latino
Período em atividade 1977-1981
2002-atualmente
Gravadora(s) Fauves Puma, Casablanca, Hot Productions, Pazzazz

Santa Esmeralda é um grupo americano/francês do estilo disco. Criado em estúdio pelo vocalista e saxofonista norte americano Leroy Gomez, o grupo ficou conhecido por apresentar-se no palco com bailarinas vestidas de dançarinas espanholas de flamenco e por um bem cuidado trabalho instrumental. O primeiro sucesso do grupo foi "Don´t Let Me Be Misunderstood", de 1977, que chegou em poucos meses a uma vendagem mundial de 15 milhões de cópias. Até hoje, o sucesso da música já rendeu a Gomez 48 discos de ouro e 42 discos de platina, e sua vendagem ultrapassou 25 milhões de cópias.

Antes do surgimento do grupo, Gomez trabalhou como saxofonista para Elton John no álbum Goodbye yellow brick road.[1] Posteriormente, juntou-se à banda disco Tavares, a qual decidiu abandonar durante uma turnê européia. Radicou-se a seguir em Paris, onde criou o Santa Esmeralda para acompanhá-lo.

Além de "Don't Let Me Be Misunderstood" e "The House of the Rising Sun" (ambas regravações em ritmo disco de clássicos da banda inglesa de rock The Animals, dos anos 60), o grupo obteve sucesso com "Another Cha Cha" (1979) e "C'est Magnifique" (1980), músicas que unem ritmos disco e latinos.

A música "Don't Let Me Be Misunderstood" fez parte da trilha sonora de Kill Bill.[2]

Em 23 de setembro de 2012, o baterista da banda, Bradford Lee Parker, de 59 anos, morre com um ataque cardiaco fulminante durante um show na cidade de Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of France.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da França, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.