Segunda República Helênica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Segunda República Helênica
State Flag of Greece (1863-1924 and 1935-1970).svg
1924 – 1935 State Flag of Greece (1863-1924 and 1935-1970).svg

Bandeira de Grécia

Bandeira

Continente Europa
Capital Atenas
Religião Ortodoxa grega
Governo República parlamentarista
História
 • 1924 Fundação
 • 1935 Dissolução

A Segunda República Helênica (português brasileiro) ou Segunda República Helénica (português europeu) (em grego: Β'Ελληνική Δημοκρατία) é o regime político que governou a Grécia a partir de março de 1924 a novembro de 1935. Foi precedida pela monarquia constitucional dos monarcas da Casa de Oldemburgo e durou até que um golpe de Estado que restabeleceu a monarquia. Segunda República Helênica é a segunda vez na história moderna da Grécia no chefe de Estado não era um rei. É considerado Primeira República, o período da Guerra da Independência, em que a Grécia era governada por vários governos provisórios (1822-1832).

A Segunda República foi proclamada em 25 de março de 1924, após a derrota da Grécia na campanha da Ásia Menor, dos quais um grande segmento do exército e do público culpou a monarquia. Durante sua breve existência, a Segunda República não foi capaz de estabelecer um regime estável. A sociedade grega permaneceu profundamente dividida desde o chamado "Cisma Nacional" que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial. O Partido Liberal (Komma Fileleftheron) republicano Elefthérios Venizélos enfrentou Partido Popular do monarquista (Laiko Komma) que se recusou a reconhecer a legitimidade da República. A polarização da vida política a toda a sociedade chegou, e resultou em conflitos sociais e culturais que vão desde uso da língua grega para a escolha de estilos arquitetônicos. A fratura social que o papel político importante foi adicionado desestabilizar as forças armadas realizados vários golpes e tentativas de golpes. A economia estava em ruínas após uma década de guerra, e foi incapaz de atender a chegada de 1,4 milhões de refugiados gregos deslocadas pelo Tratado de Lausanne, assinado com a Turquia em 1923 depois da guerra, e concordou trocas populacionais com a Turquia. Apesar dos esforços do governo reformista de Venizelos, em 1928-1932, a Grande Depressão de 1929 tiveram um impacto desastroso sobre a economia grega. A vitória eleitoral do Partido Popular em 1933, e dois fracassado golpe de Venizélos, abriu o caminho para a restauração da monarquia do rei Jorge II em 1935.

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Grécia é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.