República parlamentarista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa dos sistemas de governo parlamentaristas.
  Monarquias constitucionais em que se confere autoridade a um parlamento.
  Repúblicas parlamentaristas em que o parlamento possui efetiva ascendência sobre um chefe de estado independente.
  Repúblicas parlamentaristas em que um presidente escolhido pelo parlamento é simultaneamente chefe de governo e chefe de estado.

República parlamentarista é uma forma de governo republicano organizado sob um sistema parlamentarista de governo. Em contraste a uma república presidencialista ou semipresidencialista, o chefe de Estado normalmente não tem amplas atribuições executivas, pois grande parte desses poderes é exercido pelo "chefe de Governo" (usualmente denominado primeiro-ministro). Em alguns casos, todavia, o parlamento elege um representante que exerce simultaneamente as funções de chefe de Estado e chefe de Governo – tal ocorre nas constituições políticas da África do Sul, Suriname e Botswana, por exemplo.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre política é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.