Sergio Vallín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sergio Vallín
Sergio Vallín
Sergio Vallín tocando no Rock in Rio Madrid 2012
Informação geral
Nome completo Sergio Vallín Loera
Nascimento 26 de maio de 1972 (51 anos)
Origem Cidade do México
País México
Gênero(s) Rock
Rock latino
Pop
Ocupação(ões) Guitarrista
Compositor
Instrumentista
Vocal
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1994 - presente
Afiliação(ões) Maná
Fernando Olvera
Alex González
Juan Calleros
Página oficial http://www.vallinoficial.com/

Sergio Vallín Loera (26 de maio de 1972 na Cidade do México), é um músico mexicano e guitarrista do grupo conterrâneo Maná.[1] Aos dez anos de idade muda-se com sua família para Aguascalientes, capital do estado mexicano homônimo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciação musical e entrada para o Mana[editar | editar código-fonte]

Recém chegado a Aguascalientes, teve seu primeiro contacto com a música quando começou a fazer parte de uma agrupação de estudantes local. Da mesma forma, desde os dez anos de idade começou a sentir-se atraído por grupos como os Beatles, os Rolling Stones e os Doors. Aos 13 anos, recebeu seu primeiro "cachê" como músico, quando começou a dar aulas particulares de guitarra a jovens de sua idade. Quatro anos mais tarde forma, junto com seus irmãos Rocío e Fernando Vallín (atualmente o segundo guitarrista de Maná), o grupo musical "Wando", que chegou a ganhar o primeiro lugar no Concurso de Valores Juvenis Bacardi, no ano de 1993.

Durante um concerto de Luis Miguel, Sergio conheceu o guitarrista Kiko Cibrián, a quem dá uma cópia de uma fita "demo" de guitarra. Kiko passa-a a José Quintana, e, de mão em mão, chega a Fher Olvera, vocalista do Maná, que havia ficado sem guitarrista depois da partida de César "Vampiro" Lopes. Olvera o chama para uma audição e o escolhe. Desde 1994, Sergio Vallín faz parte oficialmente da banda Maná.

Estreia solo[editar | editar código-fonte]

Sergio apresentou, em 2009, um álbum-conceito que leva o título de Bendito entre as mulheres; um disco no qual se faz acompanhar por vozes femininas como a brasileira Ivete Sangalo. Esse projeto foi realizado especialmente e em sua totalidade pelo próprio Vallín, que compôs e fez os arranjos de todos os temas do disco.

O primeiro single promocional chamou-se "Sólo tu", em companhia de Raquel del Rosario, e foi lançado pelas emissoras de rádio no México e em grande parte do mundo no dia 10 de agosto de 2009. Sob a produção de Vallín e Sebastián Krys, o álbum Bendito entre as mulheres foi gravado nos meses de maio, junho e julho de 2009 em Los Angeles e ficou disponível a nível mundial em setembro do mesmo ano.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

  • 2009: Bendito entre las mujeres
  • 2021: Microsinfonías

Referências

  1. Candelaria, Cordelia; García, Peter J.; Aldama, Arturo J. (2004). Encyclopedia of Latino popular culture. [S.l.]: Greenwood Publishing Group. pp. 512–513. ISBN 978-0-313-33211-1. Consultado em 27 de junho de 2011  C1 control character character in |páginas= at position 5 (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.