Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SENAC
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Informação
Tipo de instituição Entidade privada
Fundação 10 de janeiro de 1946
Orçamento anual 1,5 bilhões (2008)[1]
Afiliações CNC
Diretor(a) Sidney Cunha
Docentes 17.888
Número de estudantes 1.663.685 matrículas (2013)[2]
Página oficial
www.senac.br

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. Foi criado em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621. É uma entidade privada com fins públicos, que recebe contribuição compulsória das empresas do comércio e de atividades assemelhadas. A nível nacional é administrado pela Confederação Nacional do Comércio e a nível regional pela Fecomercio.

Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Ao longo de 69 anos de atividades, o Senac, com presença em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador, por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação, incluindo cursos de idiomas.

Através de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o programa SenacMóvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o Mundo do Trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros, a cada ano.

No SENAC há também cursos para "jovens aprendizes", entre idade de 14 e 24 anos (e sem limite de idade para portadores de deficiências), com a capacitação e desenvolvimento da qualificação profissional dos jovens na entrada do mercado de trabalho.

A instituição atua também no ensino superior desde 1989. Em São Paulo, o Senac mantem o Centro Universitário Senac, que oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico). No interior do Estado, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão — nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e de gastronomia. Na capital, o Campus Santo Amaro abriga cursos superiores de todos os segmentos do Senac. Com 120 mil m², foi inaugurado em 2004 com a mais moderna infra-estrutura educacional, incluindo biblioteca com 90 mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes. No Rio de Janeiro, o Senac mantem a Faculdade Senac RJ (Fatec), oferecendo graduação em oito áreas, além de cursos de pós-graduação e de extensão.

Referências

  1. Fórum do Sistema S
  2. SENAC. «SENAC em números». Consultado em 31 de dezembro de 2014 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.