Sexcrime (Nineteen Eighty-Four)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
"Sexcrime (Nineteen Eighty-Four)"
Single de Eurythmics
do álbum 1984 (For the Love of Big Brother)
Lançamento Reino Unido 12 de outubro de 1984
Formato(s) Disco de vinil de 7 e 12 polegadas
Gravação 1984
Gênero(s) Música eletrônica, Synthpop, New Wave
Duração 4:00
Gravadora(s) Virgin Records
Composição Annie Lennox e David A. Stewart
Produção David A. Stewart
Cronologia de singles de Eurythmics
Último
Último
"Here Comes the Rain Again"
(1984)
"Julia"
(1984)
Próximo
Próximo

"Sexcrime (Nineteen Eighty - Four)" é uma canção de 1984 interpretada pelo duo pop britânico Eurythmics. Foi escrita pelos membros do grupo Annie Lennox e David A. Stewart para o álbum 1984 (For the Love of Big Brother), que continha a trilha sonora do filme Nineteen Eighty-Four, uma adaptação do romance político homônimo de George Orwell. A canção foi produzida por Stewart.

"Sexcrime" é uma canção de synthpop que apresenta vocais fortemente experimentais de Lennox, utilizando fragmentos de sua performance vocal para produzir um efeito de gagueira. Também é uma característica proeminente a voz de Stewart que, com o auxílio de um vocoder, profere a frase "nineteen eighty-four" ("mil novecentos e oitenta e quatro"). A canção foi o primeiro dos dois singles lançados da trilha sonora do filme. O termo "Sexcrime" é uma das várias palavras da Novilíngua encontrado dentro do romance.

A canção atingiu a quarta posição na parada britânica, se tornando a sexta canção consecutiva do Eurythmics a ficar entre as dez mais. Na Irlanda também atingiu o quarto lugar. A canção também foi um grande sucesso na Europa continental, além de se tornar um dos singles mais vendidos do duo na Austrália. "Sexcrime" encontrou resistência nas rádios dos Estados Unidos — seu título e conteúdo lírico sombrio não conseguiram ganhar o sucesso do público em geral. O videoclipe, que traz uma interpretação direta da canção por Lennox e Stewart, teve rotação limitada na MTV. Acabou por atingir apenas a posição de número 81 na Billboard Hot 100, mas foi muito mais bem sucedida no Hot Dance Club Play, onde atingiu a segunda posição.

Performance nas paradas[editar | editar código-fonte]

Parada (1984/5) Maior
posição
Reino Unido UK Singles Chart 4
Estados Unidos Billboard Hot 100 81
Estados Unidos Hot Dance Club Play 2
Canadá Canadian Singles Chart 18
Alemanha Media Control Charts 3
Suécia Sverigetopplistan 3
República da Irlanda IRMA Charts 4
Austrália ARIA Charts 5
Suíça Swiss Music Charts 6
França SNEP 7
Noruega VG-lista 9