Sonho de Valsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonho de Valsa
Sonho de Valsa
Empresa Lacta
País Brasil
Criado 1938
Site Sonho de Valsa

Sonho de Valsa é o bombom brasileiro criado pela empresa de alimentos Lacta, em 1938. É um dos mais famosos bombons do Brasil, sendo encontrado facilmente na maior parte dos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais no país.

Tornou-se ícone dos apaixonados, e o ato de presentear a pessoa amada com um Sonho de Valsa é um gesto de carinho entre os casais. O bombom é composto por uma casquinha de wafer, coberta com duas camadas de chocolate e recheado com creme de castanha de caju.

História[editar | editar código-fonte]

Sonho de Valsa foi criado pela Lacta em 1938, quando era vendido em bombonieres. O público da época era composto especialmente por mulheres. Quatro anos depois, para conquistar também o público masculino, a Lacta aumentou o tamanho do chocolate e passou a vendê-lo em embalagens individuais.

A divisão de alimentos Kraft Foods comprou a Lacta em 1996 e passou a investir em outros formatos comerciais para a marca.Hoje, Sonho de Valsa é o bombom mais conhecido e consumido no Brasil, com mais de 21 bilhões de unidades vendidas até hoje.

Embalagem[editar | editar código-fonte]

A embalagem é um clássico. Sofreu poucas alterações em décadas. Traz hoje um papel cor de rosa, com a ilustração de um casal dançando e, nas laterais, a escala musical de uma valsa de Johann Strauss Jr. Porém, até o início da produção de papel celofane no Brasil, Sonho de Valsa era embrulhado em papel de cor vermelha e recoberto por celofane transparente. Um selo preto com o nome do produto e com o desenho de um violão completavam a primeira embalagem do bombom.

Em 2001, alguns detalhes foram alterados na embalagem de Sonho de Valsa: o formato das letras, os instrumentos e as roupas do casal sofreram leves modificações.

Na década de 1990, Sonho de Valsa deixou de ser apenas um bombom para tornar-se uma marca de produtos. Percebendo o grande apelo do produto entre os consumidores, foram criados diversos sabores e formatos diferentes. Atualmente é comercializado em várias embalagens, dentre elas o pacote com cinco bombons (105g), o pacote de um quilo, as latas colecionáveis, as embalagens em formato de coração e mini bombons em embalagens presenteáveis.

Evolução[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2011, a embalagem do bombom teve sua maior mudança até então. A Kraft, após dois anos de desenvolvimento, lançou uma embalagem com um lacre, em adição às laterais enroladas. O objetivo da nova embalagem é manter o chocolate crocante por mais tempo, principalmente em regiões de clima mais quente, e utiliza uma tecnologia semelhante às embalagens dos ovos de Páscoa. As cores e desenhos da embalagem, entretanto, permaneceram inalteradas.[1]

Sabores[editar | editar código-fonte]

Além do tradicional Sonho de Valsa ao Leite, também são comercializados o Sonho de Valsa Branco, o Sonho de Valsa Trufa e o Sonho de Valsa Trufa Branca e Preta.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]