Stepanakert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa do Azerbaijão mostrando a cidade de Stepanakert em Nagorno-Karabakh.

Stepanakert (arménio: Ստեփանակերտ), oficialmente conhecida como Xankəndi no Azerbaijão (transliterado como Xankendi ou Khankendi), ou, em português, Estepanaquerte[1] ou Canquendi[1] , é a capital da autodeclarada República de Nagorno-Karabakh, com uma população de quase 53 000 habitantes (2010). O controle da área tem sido objeto de disputa entre o Azerbaijão e a Arménia, inclusivamente provocando uma longa guerra, iniciada logo após a dissolução da União Soviética. Atualmente Stepanakert, como o resto de Nagorno-Karabakh, permanece sob controle militar das forças armadas arménias.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada em 1917 depois da revolução de Outubro no lugar de uma vila chamada Khankendi (Xankəndi). Em 1923 atribuiu-se-lhe o nome de Stepanakert, em honra de Stepan Shahumyan, um arménio comunista, líder de Bacu. Depois do colapso soviético o Azerbaijão declarou a sua independência, vindo o governo do Azerbaijão voltar a chamar à cidade Xankəndi.

Referências

  1. a b Rocha, Carlos (21 de outubro de 2013). Aportuguesamento de vários topónimos estrangeiros Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Página visitada em 21 de outubro de 2013.