Stephen Wolfram

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stephen Wolfram
Matemática, física, computação
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Nascimento 29 de agosto de 1959 (54 anos)
Local Londres, Inglaterra
Atividade
Campo(s) Matemática, física, computação
Instituições Wolfram Research
Alma mater Universidade de Oxford, Instituto de Tecnologia da Califórnia
Conhecido(a) por Criador do Mathematica e Wolfram Alpha
Autor do livro A New Kind of Science
Prêmio(s) Prêmio Friedrich L. Bauer (2009)

Stephen Wolfram (Londres, 29 de agosto de 1959) é um cientista famoso pelo seu trabalho em autômatos celulares e pela criação do programa de computador Mathematica. Wolfram publicou o livro A New kind of Science em 2002, onde defende que programas simples podem explicar e ajudar a entender a natureza.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Judeus que se refugiaram da Alemanha nazista na Inglaterra no ano de 1933. O pai de Wolfram era um fabricante de tecidos e escritor com apenas um livro publicado (Into a Neutral Country, em tradução livre A caminho de um país neutro), já a mãe de Wolfram, Sybil Wolfram, era uma professora de filosofia que lecionava na Universidade de Oxford. Stephen Wolfram tem um irmão chamado Conrad, com quem trabalha na Wolfram Research[1] .

Stephen Wolfram formou-se pelas universidades de Eton, Oxford e Caltech. Publicou seu primeiro artigo científico aos 15 anos e se formou doutor em física teórica aos 20 pela Caltech. Aos 21 anos integrou o corpo docente da Caltech, quando recebeu um dos primeiros prêmios MacArthur[2] .

De acordo com Wolfram em seu blog[3] , ele desenvolveu o sistema de computação Mathematica para uso próprio, pois nos anos 80 ele não conseguia executar as computações que precisava para seus estudos[4] . Stephen Wolfram mantém contato com as grandes mentes atuais, com destaque para o recém falecido Steve Jobs, com quem desenvolveu diversas parcerias, como o NeXT e, recentemente, a integração do Wolfram Alpha e Siri no iPhone.

Stephem Wolfram lançou em 2009 um site (http://www.wolframalpha.com), que traz uma nova forma de se realizar buscas na internet. Esta ferramenta realiza comparativos, ilustrações gráficas, cálculos matemáticos, partituras musicais. O site não entende sobre ciências sociais, é uma abordagem diferente do Google, e não é uma tecnologia de propósito geral.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Stephen Wolfram começou sua carreira acadêmica na universidade de Eaton no Reino Unido, porém por não gostar do curso abandonou-o pela metade e mudou-se para os Estados Unidos, mais especificamente para Califórnia, para estudar na universidade Caltech, também conhecida como a meca de física teórica. Ao terminar seu doutorado em física aos 20 anos de idade se tornou professor da instituição onde se formou e, aos 21 anos, foi a pessoa mais jovem a receber o prêmio MacArthur, também conhecido como "Genius Fellowship"[5] .

Apesar de ter uma carreira acadêmica invejável, Wolfram decidiu abandonar a academia e fundar sua própria empresa que batizou com seu sobrenome Wolfram Research. Aos 27 anos, em 1986, lançou o programa computacional Mathematica, que é capaz de computar e resolver problemas nas mais diversas áreas do conhecimento. O cientista passou então a desenvolver o programa e trabalhar para que fosse uma obra prima do mundo da computação. Várias fontes dizem que Wolfram trabalhava durante as noites e ligava para conhecidos a qualquer hora do dia ou da noite para aprender alguma nova especialidade, o que fazia com bastante facilidade[6] . Em entrevista a IstoÉ Dinheiro, Wolfram, disse ter feito três grandes projetos em sua vida, um em cada década a partir dos anos 80. O da década de 1980 já foi mencionado, o Mathematica. Na década de 1990, Stephen Wolfram se dedicou a escrever o livro "A New Kind of Science", sem edição em Português. O livro gerou bastante controvérsia, mas de acordo com o cientista a natureza usa regras simples para gerar a complexa realidade do mundo. Além disso, essas regras simples podem todas ser computáveis, através deste novo paradigma a criação do seu terceiro grande projeto de vida foi possível: o Wolfram Alpha.

Wolfram diz que o Wolfram|Alpha é seu projeto mais ambicioso até o momento, cujo objetivo é tornar todo o conhecimento do mundo computável. A grande inovação promovida por Wolfram e sua empresa foi de criar um mecanismo de busca, que na verdade é um processador de conhecimento computacional. A ideia do site é dar respostas a perguntas específicas, e de acordo com o criador, quando tais perguntas são colocadas em mecanismos tradicionais de busca não retornam nenhum resultado. Com quase dois anos desde o lançamento o Wolfram Alpha, teve o maior salto no número de usos quando novo iPhone foi lançado com a assistente Siri (software) que faz uso do site para responder a perguntas específicas feitas pelos usuários. Stephen Wolfram diz agora estar buscando desenvolver a empresa e seus produtos e acreditar que num futuro próximo, o conceito de conhecimento computacional (introduzido pelo Wolfram Alpha) será algo onipresente no mundo da internet[7] .

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.