Super FX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coprocessador Super FX 2 de Yoshi´s Island

Super FX é uma tecnologia utilizada em alguns cartuchos para o console Super Nintendo (SNES) em jogos 3D como o Star Fox. Se trata de um coprocessador RISC geralmente programado para atuar como um acelerador gráfico com a função de desenhar polígonos para a memória.

Comparado aos gráficos tridimensionais com milhões de polígonos dos consoles modernos, o Super FX só era capaz de produzir algumas centenas. A exemplo de Star Fox onde os lasers, asteróides e outros obstáculos eram gráficos rasterizados em escala e os polígonos eram reservados aos obstáculos cubóides e espaçonaves.

Além de acelerar gráficos 3D, o processador também foi utilizado para ampliar os recursos gráficos 2D do SNES como no jogo Super Mario World 2: Yoshi's Island em que ele é responsável por redimensionar as imagens e aplicar efeitos de ilusão de profundidade.

Este coprocessador foi responsável pelos primeiros jogos tridimensionais para video-game na história; Star Fox foi o primeiro jogo para video-game com gráficos totalmente em três dimensões.

A primeira versão do chip, comumente referido como simplesmente "Super FX", tem um clock externo de 21 MHz e um clock interno de 10,5 MHz. Mais tarde, o projeto foi revisto para se tornar o Super FX GSU-2; este, ao contrário do primeiro, é capaz de atingir os 21 MHz.

Cartuchos que contêm um chip Super FX têm contactos adicionais na parte inferior do cartucho que liga às ranhuras suplementares do slot de cartucho do SNES.

Os jogos com Super FX são mais caros que os demais jogos do SNES, devido a um maior custo de fabricação.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Processador Super FX[editar | editar código-fonte]

Processador Super FX 2[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • DSP (Nintendo), outra série de processadores utilizados em alguns jogos para aumentar a capacidade matemática e gráfica do SuperNES.
  • C4 chip, um coprocessador usado em jogos da Capcom para SuperNES.
  • Nintendo SA-1
Ícone de esboço Este artigo sobre hardware de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.