TVS Motors Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

TVS Motor Company (BSE: 532343, NSE: TVSMOTOR) é a terceira maior fabricante de veículos com duas rodas na Índia e está entre as dez melhores do mundo. É a principal empresa do Grupo TVS, empregando mais de 40 mil pessoas. com uma estimativa de 15 milhões de clientes. Fabrica motocicletas, motonetas, ciclomotores e riquixás. É a única empresa da Índia fabricante de veículos com duas rodas que ganhou o Prêmio Deming, concedido por compromisso com o controle de qualidade, que recebeu em 2002.

O legado de TV Sundaram Iyengar[editar | editar código-fonte]

A TVS Motor traça as suas origens de volta para o espírito empreendedor de Trichur Venkagaruswamy Sundaram Iyengar que desistiram de carreiras lucrativas no Indian Railways e na banca para estabelecer seu próprio negócio. Ele começou com um serviço de Madurai primeiro ônibus em 1912 e fundou TVSundaram Iyengar and Sons Limited, uma empresa que consolidou a sua presença no negócio de transporte com uma grande frota de caminhões e ônibus sob o nome de Rodovias do Sul Limited. Quando ele morreu em 1955, seus filhos, levou a empresa adiante com várias incursões no sector automóvel, incluindo finanças, seguros, fabricação de veículos de duas rodas, pneus e componentes. O grupo conseguiu executar 33 empresas que respondem por um volume de negócios de quase US $ 3 bilhões.

Os primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Sundaram Clayton, então a companhia de bandeira, foi fundada em 1962 em colaboração com Clayton Dewandre Holdings, do Reino Unido. É fabricado freios, escapamentos, compressores e várias outras peças automotivas. A empresa montou uma fábrica em Hosur em 1978 para a fabricação de ciclomotores, como parte de uma nova divisão. A colaboração técnica com a gigante automobilística japonesa resultou na joint-venture Ind Suzuki Limited em 1982 entre Sundaram Clayton Ltd e Suzuki Motor Corporation. Produção comercial de motocicletas começou em 1984.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]