Tayo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tayo
Falado(a) em: Nova Caledônia
Total de falantes: 900 (censo de 2009)
Família: Línguas crioulas de base francesa
 Tayo
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

O tayo, também conhecido como patois de Saint-Louis, é uma língua crioula de base léxica francesa falada na Nova Caledônia. É a língua da comunidade de uma aldeia, Saint-Louis, que está situada a aproximadamente 17 quilômetros da capital Nouméa.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A partir de 1860, Saint-Louis recebeu uma missão marista, para cujas escolas foram atraídos grupos de melanésios que falavam várias línguas não mutuamente inteligíveis.[2] Saint-Louis era um importante centro agrícola, e os maristas eram conhecidos por sua produção de açúcar e rum.[3] Havia rabalhadores de diferentes origens étnicas e sociais, provenientes de Vanuatu, da Polinésia Francesa, ilha da Reunião, Índia, Malásia, Java e de locais tão distantes como a África Ocidental e as Índias Ocidentais, além dos milhares de franceses condenados que trabalhavam a terra em torno da missão.

O tayo surgiu por volta de 1920 para atender à necessidade de uma língua de comunicação inter-étnica. Seu léxico é basicamente oriundo do francês (falado pelos maristas e pelos sentenciados) e, possivelmente, com aportes das variedades da língua crioula da ilha da Reunião, falada pelos plantadores e trabalhadores contratados que entraram em contato com os Kanaks de Saint-Louis.[4]A sua gramática e sintaxe são fortemente influenciadas pelas línguas melanésias dos primeiros habitantes,[2] mas as estruturas também têm congruência com variedades do francês e, em certa medida, com a língua crioula da ilha da Reunião.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sabine Ehrhart. 1993. Le créole français de St-Louis (le tayo) en Nouvelle-Calédonie. Humburg : Buske.
  2. a b Chris Corne (1999). From French to Creole. The development of new vernaculars in the French colonial world. London : University of Westminster Press.
  3. Bernard Brou (1982). Lieux historiques de La Conception, Saint-Louis, Yahoué. Nouméa : Publications de la Société d'Études Historiques de la Nouvelle-Calédonie.
  4. a b Karin Speedy (2007). Colons, Créoles et Coolies : L'immigration réunionnaise en Nouvelle-Calédonie (XIXe siècle) et le tayo de Saint-Louis. Collection Lettres du Pacifique no. 7. Paris : L'Harmattan.