Televisão terrestre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Se procura a emissora local da cidade de São Paulo, consulte TV Aberta; se procura o programa da RedeTV!, veja Canal Aberto (programa).

Televisão aberta é como são chamados os canais de televisão gratuitos. Receberam essa denominação depois da chegada da televisão por assinatura.

Televisão aberta no Brasil

No país, os cidadãos têm disponível gratuitamente as frequências VHF, UHF e o sinal digital para transmissão e recepção de canais de televisão.

Os canais abertos são autorizados a operar pelo Governo Federal que autoriza as concessões de televisão aberta no Brasil.

No mundo

Geralmente as emissoras de TV são comandadas por grandes conglomerados da comunicação. No Brasil isso ocorre com a Rede Globo (controlada pelo Grupo Globo) e o SBT (controlada pelo Grupo Silvio Santos). Algumas emissoras conhecidas da TV aberta são: a BBC, com oito canais abertos, incluindo os de transmissão digital; TF1, France 2 e France 3, que transmitem para toda a França por sinal analógico e digital; CBS, dos Estados Unidos que é o maior conglomerado americano das comunicações.

Em países ditatoriais ou em países onde apenas um partido governa, a televisão aberta é 100% controlada pelos governo central. Como era no Iraque, e atualmente na China com a CCTV. Em Cuba, todas as emissoras são do Estado, mas há emissoras segmentadas.

TV aberta digital

Em grande parte da Europa, nos EUA e no Japão a TV aberta já pode ser assistida pela tecnologia digital. Para isso, basta ter um decodificador, que hoje não passa dos 100 Euros, ou uma TV com entradas HDTV. Com a TV Digital as pessoas tiveram acesso a serviços como a interatividade em enquetes, compra de programas pelo sistema pay-per-view, etc.

No Brasil, já está disponível o sinal digital em diversas cidades (vide Televisão digital no Brasil).

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.