Teorema da média geométrica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
área do quadrado cinza = área do retângulo cinza:

O teorema da altura do triângulo retângulo ou teorema da média geométrica é um resultado na geometria elementar que descreve uma relação entre os comprimentos da altura da hipotenusa em um triângulo retângulo e os dois segmentos de reta que ele cria na hipotenusa. Ele afirma que a média geométrica dos dois segmentos é igual à altura.

Teorema e aplicações[editar | editar código-fonte]

Construção de definindo para 1

Se denota a altitude em um triângulo retângulo e os segmentos na hipotenusa, o teorema pode ser declarado como:

ou em termos de áreas:

Desigualdade -

A última versão gera um método para quadrar um retângulo com régua e bússola, ou seja, construir um quadrado de área igual a um determinado retângulo. Para tal um retângulo com os lados e indicam que a sua parte superior à esquerda vértice com . Agora, estendemos o segmento para a esquerda por (usando o arco centralizado em ) e desenhamos um semicírculo com os pontos finais e com o novo segmento como seu diâmetro. Em seguida, erigimos uma linha perpendicular ao diâmetro em que cruza o semicírculo em . Devido ao teorema de Tales, e o diâmetro forma um triângulo retângulo com o segmento de reta como sua altitude, portanto, é o lado de um quadrado com a área do retângulo. O método também permite a construção de raízes quadradas (consulte o número construtível), já que, começando com um retângulo com largura 1, o quadrado construído terá um comprimento lateral igual à raiz quadrada do comprimento do retângulo.

O teorema pode ser usado para fornecer uma prova geométrica da desigualdade - no caso de dois números. Para os números de e um constrói um meio círculo com diâmetro . Agora a altitude representa a média geométrica e o raio a média aritmética dos dois números. Como a altitude é sempre menor ou igual ao raio, isso gera desigualdade.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]