Terry Eagleton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terry Eagleton
Terry Eagleton em 2008
Nome completo Terence Francis Eagleton
Nascimento 22 de Fevereiro de 1943 (71 anos)
Salford
Nacionalidade  Reino Unido
Ocupação Filósofo e crítico literário
Escola/tradição Marxismo

Terry Eagleton (Salford, Inglaterra, 22 de fevereiro de 1943) é um filósofo e crítico literário britânico identificado com o marxismo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Doutorado com apenas 24 anos de idade, começou sua carreira estudando a literatura do século 19 e do século 20, até chegar teoria literária marxista pelas mãos de Raymond Williams. Atualmente Eagleton tem integrado os estudos culturais com a teoria literária mais tradicional.

Seu livro mais conhecido é Teoria da literatura: uma introdução (1983, rev 1996), em que traça a história do estudo de texto contemporâneo desde os românticos do século 19 até os pós-modernos das últimas décadas. Apesar de permanecer identificado com o marxismo, o autor se mostra simpático à desconstrução e outras teorias contemporâneas.

Já em Depois da teoria (2003), também lançado em português, Eagleton afirma que hoje em dia tanto a teoria cultural quanto a literária são "bastardas", mas não conclui que o estudo interdisciplinar de ambas não tem algum mérito. O que ele conclui, na verdade, é que o absoluto não existe, fazendo coro à própria desconstrução.

Teoria da literatura[editar | editar código-fonte]

"Literatura não é distinção entre fato e ficção, não existe como os insetos, não se pode definir exatos juízos de valor"

  • "A Teoria literária não tem método característico, é uma não-disciplina. Ela é qualquer manifestação sobre um objeto chamado literatura. Mas o que é literatura?"
  • "A história da moderna teoria literária é parte da história política e ideológica da nossa época. Assim toda teoria literária é política (ainda que algumas não pretendam sê-lo)".
  • Muitas têm sido as tentativas de se definir a literatura, é possivel defini-la como escrita imaginária...

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.